A Comissão Europeia aprovou hoje mais uma ajuda de Estado à Região Autónoma dos Açores devido à pandemia da covid-19, desta vez de 800 mil euros para o setor do transporte de passageiros.

A ajuda de Estado, segundo um comunicado da Comissão, foi aprovada no âmbito do Quadro temporário relativo a medidas de auxílio estatal em apoio da economia no atual contexto do surto de covid-19 e será atribuída através de subvenções diretas, abertas a todas as empresas de transporte coletivo de passageiros nos Açores.

O objetivo da medida é de responder às necessidades de liquidez dos beneficiários e ajudá-los a continuar as suas atividades durante e após a pandemia.

Bruxelas concluiu que o regime português de ajudas estatais ao setor açoriano dos transportes é conforme às condições estabelecida no referido quadro temporário, quer no que respeita ao limite de 2,3 milhões de euros por empresa, quer ao calendário (termina em 30 de junho).

O regime hoje aprovado soma-se a outros dois de apoio ao setor, avalizados em 04 de junho e em 13 de setembro de 2021.

A covid-19 provocou mais de seis milhões de mortos em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo um balanço da agência de notícias France-Presse.

A doença covid-19 é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.

A variante Ómicron, que se dissemina e sofre mutações rapidamente, tornou-se dominante no mundo desde que foi detetada pela primeira vez, em novembro de 2021, na África do Sul.

PUB

Pin It

Angra do Heroísmo

Diário

Ilha Terceira

Startups

Economia

Notícias Regionais

Cultura

Outras Notícias