O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), relativamente ao período de forte precipitação que hoje se fez sentir no arquipélago, informa que foram registadas 36 ocorrências até ao momento.
Destas 36 ocorrências, 33 ocorreram na ilha Terceira, das quais 30 no concelho de Angra do Heroísmo, sobretudo inundações de habitações e de vias, transbordos de cursos de água e quedas de árvore, e as restantes três no concelho da Praia da Vitória.
Na ilha de São Jorge, verificou-se uma derrocada de pequena dimensão no concelho da Calheta, que obstruiu a via de acesso à Fajã dos Cubres, situação prontamente resolvida.
No Grupo Oriental, registou-se a queda de uma árvore em São Miguel e a queda parcial da estrutura de uma unidade hoteleira que estava em reparação na ilha de Santa Maria.
O SRPCBA informa ainda que, na zona oeste da ilha Terceira, entre as freguesias de São Bartolomeu e das Doze Ribeiras, houve necessidade de realojar nove pessoas, situação resolvida pelo Serviço Municipal de Proteção Civil de Angra do Heroísmo e pelo Instituto de Segurança Social dos Açores (ISSA).
Grande parte das ocorrências registadas foram prontamente resolvidas pelos bombeiros de Angra do Heroísmo, com a colaboração dos bombeiros da Praia da Vitória, pelo Serviço Municipal de Proteção Civil de Angra do Heroísmo, Direção Regional das Obras Públicas (DROP), sob a coordenação do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.
O SRPCBA continua a acompanhar a situação e emitirá nova nota informativa no caso de surgirem mais informações julgadas pertinentes.