A Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, que teve lugar em Portugal, em 1998, declarou em 1999, o dia 12 de agosto o "Dia Internacional da Juventude". Todos os anos é celebrado mundialmente este dia, com o objetivo de assinalar a importância dos jovens na sociedade e o seu papel em termos da melhoria da sustentabilidade social, económica e ambiental.
O Município de Angra do Heroísmo associou-se em 2023, à celebração do "Dia Internacional da Juventude", com um conjunto de atividades lúdicas, desportivas e informativas, dirigidas aos jovens do concelho, com o objetivo de chamar a atenção para o papel fundamental dos jovens nas sociedades e para as questões ligadas à juventude.
Em 2023, o tema definido para a celebração do "Dia Internacional da Juventude", foi «Competências verdes para a juventude: Rumo a um mundo sustentável». Pretendeu-se sensibilizar os jovens para a importância do seu contributo para a transição ecológica, de forma a termos um planeta mais verde e mais amigo do ambiente.
O programa teve início pelas 10h30, do dia 12 de agosto, e prolongou-se até às 18 horas, no espaço do Green Café, em Angra do Heroísmo. Destacam-se algumas atividades, como uma aula de zumba, a apresentação de um grupo de dança, uma palestra sobre empreendedorismo, uma charanga, um DJ e um concerto com a banda UZHOMS. Neste espaço estiveram também representadas várias entidades ligadas à juventude e também às questões ambientais, assim como a StartUp Angra, que abordaram temas relacionados com a sua área de trabalho.
Destaca-se a presença da AJITER - Associação Juvenil da Ilha Terceira; ICHTUS – Associação de Juventude do Porto Judeu; Associação Jovens Agricultores Terceira; Marine Waste on Terceira Island; Associação AMA - Aldeia da Parentalidade e a StartUp Angra.
Para Fátima Amorim, vereadora da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, "nos últimos anos os jovens têm passado por momentos difíceis, foi a COVID, agora a guerra na Rússia-Ucrânia, são os problemas relacionadas com o desemprego jovem, a dificuldade de saírem de casa dos pais e a sua emancipação, os problemas associados à saúde mental, que estes momentos de encontro e convívio, em que os jovens têm a oportunidade de falar sobre os aspetos que afetam as suas vidas e apresentarem as suas propostas, fazem com a sociedade e neste caso a autarquia tenha uma maior consciência dos problemas que afetam esta faixa etária e tomem decisões sobre medidas politicas ajustadas às atuais necessidades".
De forma a dar mais voz aos jovens, a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, instalou em 2023, o "Conselho Municipal da Juventude", órgão consultivo do Município de Angra do Heroísmo sobre matérias relacionadas com a política de juventude e cujo um dos objetivos é colaborar na definição e execução das políticas de juventude do Município, nomeadamente, nos domínios da educação, da ciência e tecnologia, da sociedade de informação, da cultura, do emprego, da habitação, do empreendedorismo dos jovens, do ambiente, da saúde, da integração social dos jovens, da defesa do consumidor e do desenvolvimento local.
O Conselho Municipal da Juventude elaborou o seu plano de atividades, sendo proposto ao Município de Angra do Heroísmo um conjunto de atividades de enriquecimento pessoal dos jovens e de participação na sociedade, na qual também se inclui momentos lúdicos e de convívio. O Município de Angra do Heroísmo está a pôr em execução o referido plano, tendo incluído no programa do "Dia Internacional da Juventude", algumas ações previstas no plano de atividades.
Para Fátima Amorim, o "Dia Internacional da Juventude" "é um momento importante para incentivar a participação ativa dos jovens na sociedade e na resolução dos problemas que afetam as nossas vidas, como sejam as alterações climáticas e na implementação de medidas que contribuam para a sua atenuação. Os jovens podem ter um papel importante como agentes de mudança de comportamento na sociedade e contribuir para todos nós sermos mais amigos do nosso planeta e do ambiente que nos rodeia, melhorando a nossa qualidade de vida."