Caso esteja a pensar ir de férias, já pode solicitar a emissão do certificado digital Covid através do portal do SNS24. Saiba aqui tudo o que tem de fazer.

Portugal começou a emitir os certificados digitais Covid, na quarta-feira, e já é possível, para qualquer cidadão, pedir o documento no portal do SNS24.

O certificado irá facilitar as viagens para o estrangeiro, constituindo prova de que o seu detentor foi vacinado contra a Covid-19, que recebeu um resultado negativo num teste ou que recuperou do vírus.

A obtenção do Certificado Digital é opcional, mas facilita a liberdade de circulação na União Europeia durante este período de pandemia. Isto é, os cidadãos que não possuam ou optem por não solicitar a emissão deste documento podem continuar a viajar, mas poderão ficar sujeitos a medidas adicionais, como procedimentos de testagem ou quarentena obrigatória na chegada ao país de destino.

Para obter o certificado, deve seguir estes passos:

Aceder ao portal do SNS 24, seguir as instruções e escolher o tipo de certificado que pretende (de vacinação, de testagem ou de recuperação);

Escolhida uma das três opções, deve preencher a data de nascimento e o número de utente do Serviço Nacional de Saúde. Depois, deve clicar em 'submeter';

Nesta altura, é gerado automaticamente um código de acesso que lhe é enviado por SMS ou por e-mail. Na mesma página, deve clicar em 'inserir código de acesso' e preencher com o código que lhe foi enviado;

Aguardar enquanto o seu pedido de certificado está a ser analisado;

PUB

CONTINUAR A LER


Após validação do pedido, o documento é disponibilizado no portal ou pode ser enviado, posteriormente, para o email indicado, sem quaisquer custos associados.

Recorde-se que o documento é gratuito e terá um código QR para ser lido pelos equipamentos eletrónicos, funcionando como uma espécie de cartão de embarque. Para melhorar a aceitação transfronteiriça, é redigido em português e em inglês.

O documento pode ser utilizado em todos os Estados-membros da União Europeia, na Islândia, no Liechtenstein, na Noruega e na Suíça.

Pin It