Esta possibilidade é apenas válida para quem tem 25 anos ou mais e não precise de alterar nenhum dado pessoal do cartão. Saiba como funciona o processo.

De acordo com um comunicado emitido pelo Governo, os cidadãos com 25 anos ou mais, não sujeitos ao regime do maior acompanhado, vão receber em casa, com a antecedência de 60 dias antes do fim do prazo de validade do CC, uma carta PIN com os códigos do novo cartão e uma referência multibanco para pagamento da renovação.

Se não precisarem de alterar dados pessoais do Cartão de Cidadão, designadamente, nome, assinatura, fotografia, morada ou contactos, devem fazer o pagamento da referência multibanco no prazo indicado e, posteriormente, receberão o novo cartão em casa.

Recorde-se que, até aqui, a renovação automática do Cartão de Cidadão implicava a confirmação por mensagem SMS, que agora é feita de forma espontânea com o envio automático da carta PIN.

No comunicado é ainda referido que, após a receção da carta PIN e pagamento da referência multibanco, o Cartão de Cidadão será enviado por correio para a morada do seu titular. Por razões de segurança, é entregue exclusivamente ao próprio titular e, para garantir que tal acontece, será solicitada a apresentação de um documento oficial com fotografia, como o cartão de cidadão caducado, o passaporte ou a carta de condução.

Se não estiver em casa no momento da entrega, deve levantar o Cartão de Cidadão numa Loja CTT, indicado no aviso deixado na caixa de correio. Caso não levante o seu CC NA loja CTT, este será enviado para o balcão do IRN (Instituto dos Registos e Notariado) indicado na carta PIN, onde poderá ser levantado após agendamento prévio.
Pin It