A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, por via da Direção Regional da Cultura, através do Museu de Angra do Heroísmo, promove no próximo sábado, dia 26 de março, pelas 15h00, no auditório desta instituição, o lançamento do livro “Meros do Mundo”, da autoria de João Pedro Barreiros, com apresentação de Ricardo Serrão Santos.

Esta atividade assinala o encerramento da exposição “Retratos de Meros”, patente na Sala do Capítulo até 27 de março, na qual se exibem os originais das ilustrações científicas, realizadas desde 2016, constantes do livro a apresentar.

Nesta edição bilingue da editora Letras Lavadas, João Pedro Barreiros, professor da Universidade dos Açores (UAç), apresenta o resultado de estudos que desenvolve, desde 1989, sobre estes peixes ósseos pertencentes à família Epinephelidae, que contam presentemente com cerca de 160 espécies, dando conta do conhecimento do seu estado de conservação, da sua vulnerabilidade, do potencial pesqueiro, bem como das necessidades de conservação em áreas marinhas protegidas.

João Pedro Barreiros, nascido em Lisboa, em 1964, oriundo de uma família macaense, estudou e viver nos Açores. Licenciado em Engenharia Zootécnica, doutorado em Biologia/Ecologia Animal é docente na UAç. Autor e coautor de mais de 70 publicações em revistas internacionais com arbitragem científica, bem como de vários artigos de divulgação científica, crónicas e livros, tem direcionado a sua investigação para predadores aquáticos nos Açores, Golfo da Guiné e Brasil. Ilustrador científico, membro do Guild of Natural Science Illustrators, começou a desenhar em criança com o seu pai, Pedro Barreiros, Médico Internista e, também, artista plástico. Encontra-se representado em coleções públicas e privadas. Pertence a diversas associações nacionais e internacionais, nomeadamente à União Internacional de Conservação da Natureza e à Academia de Marinha.

Ricardo Serrão Santos, Ministro do Mar em exercício, desde outubro de 2019, nasceu em Portalegre, em 1954 e vive entre São Miguel e o Faial. Licenciado em Psicologia e Ecologia Comportamental, no Instituto Superior de Psicologia Aplicada e doutorado em Biologia Ambiental e Evolutiva, na Faculdade de Ciências da Universidade de Liverpool, Reino Unido, foi Investigador Principal da UAç, onde foi Diretor do Departamento de Oceanografia e Pescas, entre 1997 e 2011. Foi Presidente do Instituto do Mar-IMAR, entre 2006 e 2014. Entre 2003 e 2012, exerceu o cargo de Pró-Reitor da UAç para os Assuntos do Mar e para a coordenação do Campus da Horta, além de outras funções de coordenação científica em instituições nacionais e internacionais, como a Fundação para a Ciência e Tecnologia. Entre 2014 e 2019, foi membro do Parlamento Europeu e assumiu a liderança de organismos europeus.

A Direção Regional da Cultura informa que estes e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal Cultura Açores, no seguinte endereço eletrónico: www.culturacores.azores.gov.pt.

PUB

Pin It

Angra do Heroísmo

Diário

Ilha Terceira

Startups

Economia

Notícias Regionais

Cultura

Outras Notícias