A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, por via da Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro (BPARLSR), promove, no dia 27 de novembro, pelas 18h00, a realização da conferência “Tempos Modernos. O Contexto da Vida de Teotónio de Ornelas Bruges”, proferida por José Miguel Sardica.

A iniciativa está integrada na “Exposição Teotónio de Ornelas: O Latifundiário Liberal”, patente na Biblioteca Pública de Angra do Heroísmo e destaca a influência do político na implantação do Liberalismo na ilha Terceira e nos Açores e detentor de um vasto património.

Assim, a conferência pretende salientar a ação de Teotónio de Ornelas na instauração do Liberalismo nos Açores e a sua repercussão no todo nacional.

José Miguel Sardica, historiador e professor associado com agregação da Faculdade de Ciências Humanas e do Instituto de Estudos Políticos, da Universidade Católica Portuguesa, tem como áreas de investigação e docência a história portuguesa e internacional dos séculos XIX e XX, nos campos político, institucional, cultural, intelectual e de comunicação/jornalismo.

É autor de cerca de 95 capítulos de livros e artigos académicos e de 18 livros sobre diferentes temas da história portuguesa contemporânea. Apresentou mais de uma centena de conferências e comunicações em eventos científicos nacionais e também em Espanha, França, Itália, Bélgica, Alemanha, Grã-Bretanha e Estados Unidos.

PUB

CONTINUAR A LER

É investigador do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da Faculdade de Ciências Humanas, além de colunista da Rádio Renascença, com presença regular em programas de rádio e televisão, em comentário histórico ou de atualidade política.

Foi Diretor da Faculdade de Ciências Humanas da UCP entre 2021 e 2016 e é, atualmente, Diretor-Adjunto do Programa Interuniversitário de Doutoramento em História e membro da Direção da Sociedade Científica da Universidade Católica Portuguesa.

A participação nesta conferência decorrerá mediante inscrição prévia, através do número de telefone 295 401 000 ou através de envio de e-mail com o nome e contacto para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. (inscrições limitadas).

A Direção Regional da Cultura informa que estes e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal Cultura Açores no endereço eletrónico www.culturacores.azores.gov.pt.

Pin It

Angra do Heroísmo

Diário

Ilha Terceira

Startups

Economia

Notícias Regionais

Cultura

Outras Notícias