A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, por via da Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca de Angra do Heroísmo, promove, até dia 26 de fevereiro, a realização de uma mostra intitulada “Autores Açorianos”, dedicada ao escritor Cristóvão de Aguiar.

Patente na sala de leitura e empréstimo domiciliário da Biblioteca de Angra do Heroísmo, esta mostra tem por objetivo homenagear os vários autores açorianos, destacando-se, mensalmente, as suas obras e o património literário da região.

Cristóvão de Aguiar (nome literário de Luís Cristóvão Dias de Aguiar) nasceu na Ilha de São Miguel em 1940, tendo falecido no ano passado, aos 81 anos.

Em 1960, inscreveu-se na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, pela qual se viria a licenciar em Filologia Germânica, no ano de 1971. Interrompeu os estudos de 1964 a 1967, para cumprir o serviço militar. Após frequentar o Curso de Oficiais Milicianos, em Mafra, passando pelo Regimento de Infantaria n.º 15, em Tomar, partiu para a atual Guiné-Bissau.

A sua primeira publicação, antes de partir para a Guerra Colonial, foi o livro de poesia “Mãos Vazias” (1965). De regresso a Portugal, e após a conclusão do curso, leciona na Escola Comercial e Industrial de Leiria; foi redator da revista Vértice (1967-1982); leitor de Língua Inglesa na Universidade de Coimbra (1972-2002), entre outras colaborações. A participação na Guerra Colonial foi decisiva na sua vida pessoal e literária, inspirando obras como “Braço Tatuado” (1990) ou “Ciclone de setembro” (1985); além da temática da imigração, patente na obra “Raiz Comovida” (1978-1981).

Pelo seu contributo para a literatura portuguesa e açoriana, Cristóvão de Aguiar recebeu, entre outros, o Grande Prémio de Literatura Biográfica, da Associação Portuguesa de Escritores, o Prémio Literário Miguel Torga, foi agraciado com a Ordem do Infante D. Henrique, recebeu a Insígnia Autonómica de Reconhecimento da Região Autónoma dos Açores e a Medalha Municipal de Mérito do concelho da Ribeira Grande.

A Direção Regional da Cultura informa que estes e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal Cultura Açores, no seguinte endereço eletrónico: www.culturacores.azores.gov.pt.

PUB

Pin It

Angra do Heroísmo

Diário

Ilha Terceira

Startups

Economia

Notícias Regionais

Cultura

Outras Notícias