O Secretário Regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses, marcou presença, na tarde de quinta-feira, na abertura do posto de testagem à covid-19 da Delegação da Cruz Vermelha de Angra do Heroísmo.

Este é o 26.º posto de testagem gratuita aberto nos Açores e vai servir a população de Angra do Heroísmo. 

“É um sinal de que as várias entidades começaram a aderir, depois de muita sensibilização da nossa parte, para dar uma resposta mais próxima da população”, disse Clélio Meneses, falando à margem da visita.

O concelho de Angra do Heroísmo esteve até ao início desta semana sem testagem gratuita de antigénio, mas nos últimos dias, por via da adesão de mais quatro entidades ao regime de convenção, a testagem foi alargada aos dois concelhos da ilha.

Por outro lado, o governante reiterou a disponibilidade do Governo Regional de alargar as convenções a qualquer ilha: “todas as entidades que o pretendam terão abertura do Serviço Regional de Saúde para colaborarem, porque é um tempo em que todos podem fazer com que seja menos penoso para cada um”.

Clélio Meneses anunciou também que até ao final da próxima semana, o Governo Regional deverá assinar convenções com laboratórios, para a realização de testes PCR, mediante requisição que poderá ser obtida através da plataforma digital “ApoioCOVID – Soluções Online”.

Até ao dia de ontem, cerca de oito mil pessoas conseguiram obter declarações de isolamento e comunicar testes positivos, através desta plataforma digital, facto que Clélio Meneses definiu como revelador da eficácia da solução, sustentando que a mesma “tem correspondido à expetativa que era tirar carga da Linha de Saúde”.

“Neste momento estão a ser trabalhadas outras valências, nomeadamente para que os coabitantes consigam ter a respetiva declaração de isolamento profilático, também para que, na sequência dos cinco dias sem sintomas a pessoa possa ter uma mensagem, de que pode seguir com a sua vida, sem ter a Alta propriamente dita”, referiu Clélio Meneses, adiantando que as referidas valências devem estar operacionais até ao fim da próxima semana.

Pin It

Angra do Heroísmo

Diário

Ilha Terceira

Startups

Economia

Notícias Regionais

Cultura

Outras Notícias