Investimentos nas Zonas Balneares no Porto Martins


O Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Tibério Dinis, apresentou, esta segunda-feira à noite, a designada Estratégia de Valorização das Zonas Balneares da freguesia do Porto Martins, indicando investimento municipais e privados que visam melhorar as condições de utilização da Piscina Natural, do Porto Sr. Guilherme e da Baía das Canas.
No âmbito da “Presidência Aberta às Freguesias e Vila” da Praia da Vitória, o executivo municipal dedicou o dia à mais jovem freguesia do Concelho, tendo, ao início da noite, no Salão Cultural do Porto Martins, apresentado à população e às instituições da Freguesia o projeto de valorização das zonas balneares e de banhos, que devem estar concluídas no início da próxima época balnear.
Tibério Dinis realça “a importância de valorização de excelentes zonas naturais” para justificar o investimento que o Município, em estreita articulação com a Junta de Freguesia, vai realizar na melhoria e aumento de zonas de solários, instalação de equipamentos de segurança, duches, estacionamento, entre outras.

Baía da Câmara /Baía das Canas

Assim, na Baía da Câmara/Baía das Canas, o edil apresentou um plano de valorização que passa, desde logo, pelo aumento do espaço de solários, sendo que não serão feitas novas betonagens, mas sim instaladas plataformas amovíveis em deck de madeira, para não ferir o enquadramento paisagístico e ambiental envolvente. Para além disso, e considerando a intervenção realizada pelo Governo Regional na proteção daquela orla costeira, importa agora, diz o autarca, “responder com qualidade à crescente utilização daquela zona de banhos”, pelo que serão também instalados duches, equipamentos segurança, novos corrimões e escadas de acesso ao mar. Depois deste investimento inicial, acrescentou, “será feita uma monitorização constante do espaço para se verificarem novas necessidades”, como, por exemplo, ao nível de instalações sanitárias e regulação do estacionamento automóvel.

Porto Sr. Guilherme
Já no Porto Sr. Guilherme, Tibério Dinis revelou que existem dois privados (proprietários de uma antiga garagem e de um outro espaço de arrumação que lá existe), que têm, neste momento, projetos de licenciamento a correr os seus trâmites nas entidades competentes para a instalação no local de um espaço de bar e restauração. Neste sentido, revelou, “a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia reuniram com estes proprietários para perceber que projetos estão em causa e qual a forma que temos de poder colaborar, sempre no intuito de valorizar e melhorar esta zona de banhos”. Assim, sempre em articulação com os privados, no Porto Sr. Guilherme, a Autarquia prevê a asfaltagem e reordenamento do parque de estacionamento (construindo uma passagem deste até à zona de banhos sem que os banhistas tenham que passar pela estrada), duches, mais e novos equipamentos de segurança, corrimões e escadas de acesso ao mar, prevendo-se ainda uma intervenção ao nível da correção dos solários existentes e do seu eventual crescimento em deck de madeira amovível. A somar a estas intervenções municipais, a criação, pelos privados, de um espaço de bar e restauração, que prestará apoio à zona, inclusive com instalações sanitárias, proporcionam “todas as condições para que, legal e tecnicamente, o Porto Sr. Guilherme possa vir a ser, futuramente, uma nova zona balnear do Concelho da Praia da Vitória”, referiu Tibério Dinis.

Piscina Natural

No que toca à Piscina Natural do Porto Martins (zona balnear com qualidade Bandeira Azul da Europa e distinguida como Praia Acessível para portadores de mobilidade reduzida), o Presidente do Município revelou que será colocada uma ponte que ligará as duas margens da piscina, embelezando-a ainda mais, assim como será feita uma intervenção ao nível da reposição e reparação dos espaços de solário e correções ao nível de alguns acessos particularmente destinados às pessoas de mobilidade reduzida ou portadoras de deficiência. Para além disso, haverá também uma melhoria ao nível dos equipamentos de segurança, dos corrimões e escada de acesso mar.
Ainda quanto à Piscina Natural do Porto Martins, Tibério Dinis comunicou aos presentes na sessão pública de apresentação da Estratégia de Valorização das Zonas Balneares, que “a Câmara Municipal está em articulação com a Direção Regional dos Assuntos do Mar no intuito de se encontrar uma solução para proceder a um reforço do molho proteção da piscina”.
Por fim, o edil praiense informou que, também em estreita articulação com a Direção Regional competente, “sempre que houver excesso de areia no areal da Praia da Vitória, será feita recarga de areia na Piscina do Porto Martins”, assim como referiu que, após reunir com o concessionário do espaço de restauração junto à zona balnear, “está a ser trabalhada uma solução, com o privado, para melhorar o serviço de bar de apoio à zona balnear”.
No cômputo geral, a Câmara Municipal da Praia da Vitória investe anualmente cerca de meio milhão de euros na valorização e apetrechamento das zonas balneares do Concelho, sendo também o primeiro Concelho dos Açores a inaugurar a época balnear, sempre a 1 de junho e prolongando-a por mais tempo que os restantes concelhos da Região.
A “Presidência Aberta às Freguesias e Vila da Praia da Vitória” segue para as Quatro Ribeiras, já na próxima segunda-feira, dia 2 de novembro.

Pin It

Angra - 40 anos de cidade Património da Unesco

Diário

Angra do Heroísmo

Notícias Regionais

Outras Notícias

Saúde

Tecnologia

Desporto

SOTERMAQUINAS