O Governo dos Açores disponibiliza incentivos à introdução de veículos elétricos novos na Região, quer sejam adquiridos ou quer sejam alvo de contrato de locação financeira (‘leasing’), podendo agora a comparticipação chegar aos 4.550 euros, caso se verifiquem todas as majorações previstas.

Assim, o incentivo financeiro à aquisição de veículos automóveis ligeiros é de 10%, até 3.000 euros, no caso de pessoas singulares, e até 2.000 euros, no caso de pessoas coletivas.

Estão disponíveis diversas majorações, como no caso de o candidato ter tarifa de eletricidade diferenciada no tempo, de modo a incentivar o carregamento do veículo elétrico em períodos de vazio, favorecendo um aumento das fontes de energia limpas no sistema electroprodutor. Neste caso a majoração é de 250 euros.

Está também prevista uma majoração de 250 euros nas ilhas pertencentes à Rede Mundial de Reservas da Biosfera da Unesco –  Corvo, Flores, Graciosa e São Jorge –, com o propósito de contribuir para a sua valorização e proteção.

De modo a promover a transição dos veículos de combustão interna para os veículos elétricos, está disponível uma majoração de 750 euros referente ao abate.

É ainda atribuída uma majoração de 300 euros a pessoas com deficiência, considerando as diversas acessibilidades que o veículo elétrico proporciona.

É também comparticipada em 20% a aquisição de motociclos de duas rodas ou ciclomotores e de triciclos motorizados ou quadriciclos até um limite de 750 euros por candidatura. Relativamente a velocípedes com motor, o incentivo é de 250 euros.

No caso dos pontos de carregamento, a sua compra é comparticipada apenas aquando da aquisição de um veículo elétrico. O incentivo é de 10%, até 500 euros.

Mantêm-se os incentivos destinados às empresas de ‘rent-a-car’ e táxis da Graciosa, no âmbito do projeto Ilha Modelo.

De ressalvar que os incentivos regionais são cumulativos com outros de natureza semelhante, em vigor a nível nacional.

As candidaturas aos incentivos à aquisição de veículos elétricos e pontos de carregamento são efetuadas no Portal da Energia Açores: https://portaldaenergia.azores.gov.pt/portal/Mobilidade-Eletrica/Incentivos-Financeiros .

 

Pin It

Angra - 40 anos de cidade Património da Unesco

Diário

Angra do Heroísmo

Notícias Regionais

Outras Notícias

Saúde

Tecnologia

Desporto

SOTERMAQUINAS