Museu de Angra do Heroísmo – instalado no Convento de São Francisco de Angra, alberga a principal unidade museológica da ilha Terceira. As suas coleções pretendem mostrar uma panorâmica da história da cidade e da ilha, das relações com as outras ilhas do arquipélago e o espaço mais alargado criado pelo tráfego internacional do século XV e do século XVII.

Este museu apresenta três exposições permanentes: Pintura açoriana sobre madeira do século XVI e XVII, “Memórias de um Edifício” e uma bateria de artilharia Schneider–Canet, vinda para os Açores durante a 1ª Grande Guerra, sendo um exemplar único no mundo.

Casa Museu Francisco Ernesto de Oliveira Martins – espaço museológico propriedade do colecionador de antiguidades Francisco Oliveira Martins. Possui uma vasta coleção de mobiliário, imagens, porcelanas, pratas, marfins, pinturas, livros, moedas e colchas regionais.

Museu Vulcano Espeleológico – reúne uma colecção de materiais vulcânicos recolhidos pela Sociedade de Exploração Espeleológica "Os Montanheiros" em grutas e túneis vulcânicos. Também reúne um acervo fotográfico sobre fenómenos vulcânicos.

Casa Eco-Museu Dr. Marcelino Moules - na freguesia das Cinco Ribeiras, é constituída por três núcleos: a atafona (moinho manual ou puxado a cavalo), o palheiro, adaptado a cozinha e bar de apoio, e a casa de moradia com: cozinha com forno de cozer pão, amassaria, talhão, vaza em pedra, mesas, cadeiras, escaparate, louças tradicionais várias, celha, etc.

O meio da casa, separado dos restantes espaços por frontais de madeira, tem copeira em cantaria e estrado, e o quarto de cama está mobilado com cama de pinho resinoso, cadeiras, arca e lavatório em ferro. Sobre o quarto existe um sótão tradicional. Tem ainda um pátio exterior, um curral de porco e uma rua para galinhas.

Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo

Instituto Açoriano de Cultura

Observatório do Ambiente dos Açores

Pin It

Angra do Heroísmo

Ilha Terceira

Notícias Regionais

Economia

Startups

Outras Notícias

Saúde

Sociedade

Tecnologia