A Direção Regional da Cultura, através do Museu de Angra do Heroísmo, realiza sábado, 8 de junho, pelas 15 horas, uma conferência sobre o tema “Joias da Numismática Portuguesa: o Real de Angra”, com o numismata João Pedro Vieira.

Esta conferência decorre no âmbito do programa de celebrações “Museu de Ouro”, que assinala os 70 anos de existência do Museu, 50 dos quais no atual Edifício de São Francisco, e para o qual são convidados reputados especialistas a apresentar ao público algumas das mais notáveis e representativas peças do acervo da instituição.

Nesta sessão, João Pedro Vieira, centrando-se num raríssimo exemplar de que o Museu de Angra do Heroísmo é detentor, vai abordar a importância histórica e simbólica daquela que foi a primeira moeda cunhada em Angra do Heroísmo, que data do tempo de D. António Prior do Crato, assim como a sua inserção na economia e na política de resistência terceirenses.

Técnico de Museologia, Numismática e Notafilia no Museu do Dinheiro do Banco de Portugal, João Pedro Vieira é autor de um grande número de artigos em livros e revistas sobre numismática e história do dinheiro e das religiões, em Portugal e no estrangeiro.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço www.culturacores.azores.gov.pt.

 

Pin It