O registo fotográfico apesar de ter surgido no século XIX, assume particular importância a partir do início do século XX e permite construir um retrato da realidade social, arquitetónica, paisagística e da multiplicidade de costumes e vivências.

A importância do registo fotográfico é indiscutível e tende a aumentar à medida que o tempo vai passando, uma vez que se assume como fonte documental não só para trabalhos de investigação nas diversas áreas do conhecimento, mas também em trabalhos práticos de ordenamento do território.

É neste contexto que a doação da coleção fotográfica do Dr. Carlos Enes ao Município de Angra do Heroísmo, contendo até ao momento 644 fotografias, é da maior relevância para o conhecimento do concelho no último século e importa preservar e divulgar.

PUB

CONTINUAR A LER

No espólio podemos encontrar registos que vão das vivências sociais e culturais ao património construído e paisagístico.

O Dr. Carlos Enes e o Município de Angra do Heroísmo agradecem todas as contribuições que possam complementar este espólio com mais informações sobre as fotografias agora disponibilizadas. Todas as sugestões devem ser enviadas para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

O espólio foi tratado por Paulo Henrique Silva e está agora disponível no portal ANGROSFERA/publicações em edição digital/coleções fotográficas. É a primeira vez que uma coleção fotográfica com esta dimensão e interesse é disponibilizada por uma entidade pública nos Açores. http://angrosfera.cmah.pt/

Pin It

SOTERMAQUINAS