Iniciou-se, esta quarta-feira, a participação da Praia da Vitória numa das maiores feiras de turismo do Mundo, a BTL 2019 – Bolsa de Turismo de Lisboa, sendo que, logo às primeiras horas, “têm sido muitas as visitas de empresários e operadores turísticos ao stand da Praia da Vitória, este ano, pela primeira vez, em conjunto com Angra do Heroísmo, promovendo a ilha Terceira no seu todo”, registou Tibério Dinis.

O Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, presente no certame, em Lisboa, afirma que “as expetativas são elevadas” e, a julgar pela adesão das primeiras horas, “naturalmente que estamos expectantes num balanço muito positivo”, sublinhado também que a presença dos Açores num único espaço “é de saudar, uma vez tratar-se de uma reivindicação e de um desejo antigo”.

“Pela primeira vez, através de um esforço – que é de saudar – da Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores, todos os Concelhos dos Açores estão representados num mesmo espaço o que era uma reivindicação e um desejo antigo que agora foi possível concretizar”, disse.

Em declarações aos jornalistas, Tibério Dinis fez questão de salientar o facto de, “pela primeira vez, os Municípios das ilhas Terceira e Graciosa, em parceria com a Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo, estarem a partilhar um espaço comum na BTL”, participação conjunta que pretende “afirmar a complementaridade de ambos os destinos turísticos”.
“As Câmaras Municipais de Angra do Heroísmo e da Praia da Vitória e a Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo decidiram unir esforços e promover a ilha Terceira no mercado turístico nacional e internacional. Fruto desta articulação, foco para o lançamento da marca Explore Terceira, através de uma página que está a ser promovida (www.exploreterceira.com) com um objetivo comum e fundamental: afirmar e consolidar o destino Terceira no mercado turístico”.

Aliás, revelou o autarca praiense, nessa lógica, Santa Cruz da Graciosa sugere com uma aposta semelhante ao nível da marca Explore Graciosa (www.exploregraciosa.com), mostrando a complementaridade entre os destinos. 

Neste sentido, os visitantes do stand partilhado pelas marcas Explore Terceira e Explore Graciosa vão mesmo habilitar-se a ganhar viagens cujo itinerário envolve ambas as ilhas.
“Para já, as visitas têm sido muitas e as expetativas parecem superar-se. Naturalmente, tratando-se da primeira vez que a ilha Terceira se promove conjuntamente, no final da BTL, terão que ser feitos os balanços necessários para podermos limar as arestas que forem necessárias, tendo em vista continuar esta estratégia comum e conjunta de promoção da ilha”, finalizou Tibério Dinis.

A Bolsa de Turismo de Lisboa iniciou-se, esta quarta-feira, na FIL – Feira Internacional de Lisboa –, estando os Açores todos juntos no stand principal da feira (um espaço de 250 metros quadrados). Até à próxima sexta-feira as visitas à feira de turismo são apenas reservadas a empresários e operadores turísticos. Já no próximo fim de semana o espaço é aberto ao público em geral, estando, por isso, as entidades públicas e as empresas privadas esperançadas na realização de bons negócios.

Recorde-se que Portugal Continental é o principal mercado emissor de turistas para a Região, sendo responsável por cerca de 40% do total de turistas que visitam as ilhas.
A qualidade e a sustentabilidade ambiental e as atividades ligadas à natureza são as principais valências promovidas pela Praia da Vitória, complementarmente com uma vertente mais cultural que está a ser divulgada por Angra do Heroísmo. 

Pin It