Após o sucesso do ano anterior os SMAH reeditam este ano, em parceria com a Resiaçores, a campanha Neste Carnaval de Folia, Até Separa o Tio e a Tia!

Uma campanha cirúrgica, de enorme importância, face ao volume de resíduos produzidos durante os dias de Carnaval.

O foco da campanha concentra-se na separação de vidros, plásticos e óleos alimentares usados nos salões e auditórios do Concelho que recebem Danças e Bailinhos, e que, para tal, serão dotados dos respetivos recipientes.

A campanha assenta na informação de dados objetivos que chocam e fazem pensar. Sabia que um litro de óleo contamina 1 milhão de litros de água? Que, se pode ser reutilizado como combustível? Que 1 tonelada de vidro reciclado evita a extração de 1 tonelada de areia? Ou que 100 toneladas de plástico reciclado evita a extração de 1 tonelada de petróleo?

Poderá ser o mesmo, fazer o mesmo, depois de o saber? Acreditamos que não.

Por isso essas informações constam do cartaz elaborado para a Campanha e relembram-nos que, mesmo em tempo de festa, não devemos esquecer o que importa fazer hoje para ganhar o futuro.

Para incentivar a adesão à campanha, o Município de Angra do Heroísmo vai, novamente, atribuir prémios às instituições classificadas nos 3 melhores lugares. Os prémios de valor monetário de 500, 300 e 200 euros para, respetivamente, o primeiro, o segundo e o terceiro classificados.

O regulamento, com os critérios de avaliação e atribuição dos prémios supracitados, será disponibilizado a todos os responsáveis pelos salões das Casas de Povo, Sociedades e demais auditórios do Concelho, antes do início do Carnaval.

“Como ficou bem patente no ano transato, estas campanhas especificamente concebidas para épocas e festividades em que se regista um maior volume de produção de resíduos, têm uma enorme importância, não só pela recolha e seleção dos resíduos produzidos, o que, só por si, justificava a sua reedição, mas também porque atesta o quanto as mesmas são importantes para a mudança de mentalidades e hábitos, pelo que, desde já, agradecemos o empenho de todos. Juntos estamos a melhorar a qualidade ambiental da nossa terra.” - declarou, a propósito, a Vereadora Raquel Caetano Ferreira.

“Aproveito a oportunidade para, em nome dos profissionais dos SMAH e do Município de Angra do Heroísmo, desejar a todos um excelente Carnaval, em que brilhe o talento dos grupos, a diversão do público e que, no dia seguinte, tudo esteja nas melhores condições possíveis de limpeza e preservação do meio ambiente” - concluiu a autarca.

Pin It

SOTERMAQUINAS