Para minimização dos riscos de propagação do surto de COVID-19 foram determinadas as seguintes medidas e orientações:

1- Gestão de resíduos produzidos em empresas, hotéis e outros alojamentos, portos e aeroportos

Os resíduos devem ser acondicionados num primeiro saco plástico resistente, colocado em contentor com abertura não manual e com tampa. Quando o saco estiver cheio (enchimento máximo até 2/3 (dois terços) da sua capacidade), deve ser bem fechado, e depositado num 2.º saco. Os resíduos devem ser mantidos segregados e ser encaminhados para operador licenciado para a gestão de resíduos hospitalares com risco biológico, sob responsabilidade do órgão de gestão da empresa, alojamentos, portos ou aeroportos.

2 – Gestão de resíduos produzidos nos domicílios

Na situação de se estar perante caso(s) suspeito(s) ou confirmado(s) de infeção por COVID-19 em tratamento no domicílio, todos os resíduos produzidos pelo(s) doente(s) e por quem lhe(s) prestar assistência devem ser colocados em sacos de lixo resistentes e descartáveis, com enchimento até 2/3 (dois terços) da sua capacidade. Os sacos devidamente fechados devem ser colocados dentro de um 2º saco, devidamente fechado, e ser depositado no contentor de resíduos indiferenciados.

3 – Deposição de materiais de uso meramente preventivo

Todos os materiais de uso meramente preventivo devem ser devidamente acondicionados e depositados nos contentores para resíduos indiferenciados. Esta indicação é extensível a todos os comerciantes e colaboradores de empresas em funcionamento, no âmbito da devida utilização das ecoilhas presentes no Concelho.

A não correta deposição destes materiais de uso preventivo inviabiliza a reciclagem dos materiais e põe em causa o trabalho daqueles que, em vez de estarem em regime de isolamento social, estão a trabalhar para que tenhamos o nosso lixo tratado.

O Município de Angra do Heroísmo continuará a acompanhar permanentemente a evolução da pandemia do coronavírus COVID-19, atualizando as informações públicas sempre que se mostrar necessário, seguindo as orientações emitidas pela Autoridade Regional de Saúde.

Pin It

Angra do Heroísmo