Em recuperação de um repertório que faz parte do nosso património musical, Sandra Medeiros (soprano), Francisco Sassetti (piano) e Rogério Medeiros (violoncelo) vêm propor a apresentação de um programa que nos leva por uma das várias ramificações da árvore cujo fruto mais reconhecido, nos dias de hoje, é o Fado.
Serão, como tal, apresentadas obras de compositores portugueses e brasileiros, fazendo, desta forma, uma "ponte Atlântica" entre estes dois países irmãos que partilham não só uma língua, como as suas raízes culturais e a sua História.

Apreciada tanto no Portugal dos Séculos XVIII e XIX como no Brasil até bem dentro do Século XX, a Modinha, música de intercâmbio de influências eruditas, brasileiras e africanas, fala ao público de temas que lhe são tão próximos e caros como os desgostos de amor, a saudade e os cuidados em torno da pessoa amada.

“Desligadas de qualquer esquema premeditado, as Modinhas, (…), aparecem em várias formas literárias intituladas como Romance, Ária, Arietta, Lira, Hino, etc.. (…) No seu desenvolvimento cronológico, a Modinha surge em meados do séc. XVIII, logo bem diferenciada da tradicional Moda sem que a primeira tivesse sido originada pela canção popular. Parece muito mais que a Modinha tenha sido o produto da conjugação de elementos de arte de canto erudito europeu e dos folclores africano e brasileiro.

Neste aspecto, algumas danças dos indígenas devem ter tido uma importância especial influenciando a Modinha, através dos seus ritmos e da interligação canto-movimento (...). Assim, p.e., o título Lundú ou Lundum refere-se a uma dança de origem Angolana que, no séc. XVIII, (…), gozava no continente de uma grande estima. (…) Sob o ponto de vista musical há semelhanças entre Modinha e Fado no que diz respeito, entre outras coisas, a fórmulas melódicas e rítmicas (…). A Modinha deve a sua origem e o seu carácter ao intenso intercâmbio entre continente e colónias, tendo crescido num ambiente marcado por climas diferentes, tradições étnicas diversas e carateres nacionais distintos.” in prefácio do livro “Modinhas Luso-Brasileiras”, por Gerhard Doderer – Portugal Musica, Lisboa 1984

PUB

Pin It

Angra - 40 anos de cidade Património da Unesco

Diário

Angra do Heroísmo

Notícias Regionais

Outras Notícias

Saúde

Tecnologia

Desporto

SOTERMAQUINAS