Dragões cumpriram objetivo e encurtaram ainda mais a distância para o Benfica . Luta pelo título está a ferver.


O FC Porto venceu neste sábado o Santa Clara por 2-1, em jogo da jornada 28 da I Liga. Os dragões confirmaram o que já se previa antes do arranque do jogo e superiorizaram-se em relação aos açorianos, em crise pontual, agora, há oito jogos.

Uribe abriu a contagem à meia hora de jogo. O colombiano converteu uma grande penalidade, conquistada por Toni Martínez contra Ygor Nogueira. Otávio tentou marcar igualmente dos 11 metros, mas falhou.

Na segunda parte, Danny Namaso, entrado para o lugar de Toni Martínez, atirou a contar pela terceira vez no campeonato para dar tranquilidade à equipa. Minutos antes, os dragões foram apertados pelos insulares e o empate esteve à vista. O golo do Santa Clara, o primeiro em quatro jogos, foi marcado por Tagawa ao segundo minuto da compensação, por Tagawa.

Com este resultado, o FC Porto aproxima-se ainda mais do Benfica, agora com quatro pontos de diferença para o líder. O Santa Clara cai para o último lugar da tabela, com 15 pontos, menos dois que o Paços de Ferreira.

Filme do jogo

Que dia, FC Porto. Se alguém duvidava que a I Liga ainda estava em aberto, depois desta tarde de sábado terá mudado de ideias.

O líder Benfica escorregou a subir ao monte Olimpo e os dragões viram a oportunidade ideal para escalar um pouco mais até ao pé dos encarnados. Com sete pontos de diferença à entrada da jornada, a possibilidade de reduzi-la para quatro estava nas mãos do campeão nacional.

No Estádio do Dragão, o apito inicial ainda não se tinha feito soar e as bancadas já faziam a festa. O golo de Abass e o final do jogo em Chaves levou os adeptos à loucura. O título ficou, com esse jogo, menos longe para o FC Porto, não sendo permitido qualquer desleixo da equipa de Sérgio Conceição.

A primeira parte foi pintada de azul e branco, com alguns rabiscos de vermelho. O FC Porto foi dono da bola durante grande parte dos 45 minutos iniciais. Toni Martínez tentou fazer de Taremi e fê-lo quase a papel químico, tirando o facto de não ter apontado qualquer golo.

Na frente, ao lado de Pepê, o espanhol tirou a defesa açoriana do sério, provocando o primeiro penálti assinalado no Dragão. Num lance individual com Ygor Nogeira, Toni Martínez foi agarrado e caiu na grande área. Cláudio Pereira não teve qualquer dúvida, apontando logo para a marca do castigo máximo. Uribe encarregou-se da conversão e atirou a contar.

O mesmo não se pode dizer de Otávio. O internacional luso fez um dos oito remates do FC Porto na primeira parte, mas não foi o terceiro a acertar na baliza de Gabriel Barbosa. O perfecionismo falou mais alto e acabou por distrair, fazendo o médio atirar ao lado. O Dragão não se preocupou muito com o falhanço de Otávio, a quem foi entregue um forte aplauso de conforto para uma noite que se queria de alegria, não de tristeza.

Se a primeira parte teve rabiscos de vermelho, a segunda levou com um balde de tinta. A equipa da casa baixou o ritmo e procurou gerir a vantagem, decisão arriscada frente a uma equipa que já tinha deixado avisos antes do intervalo. Accioly colocou a equipa mais ofensiva, mais atrevida e provocou melhores impressões que aquelas provocadas na viagem a Alvalade, por exemplo.

O Santa Clara esteve muito ativo no ataque e os cânticos de festejo dos adeptos passaram rapidamente a assobios de contestação, pedidos claro para um despertar da equipa que tardou a acontecer. Até mesmo Sérgio Conceição teve de gritar para o campo a pedir atitude, o que originou um momento insólito: o quarto árbitro foi pedir calma ao treinador, pensando que estava a contestar uma decisão do árbitro.

Danny Namaso foi o remédio para tanto nervosismo. O inglês entrou como esperança de Conceição, que não teve Taremi no lote de disponíveis. O jovem avançado andou em busca da sorte, conseguindo-a ao minuto 80. Sorte maior foi a do FC Porto, que deixou de estar aflito nessa altura.

O susto só passou quando Cláudio Pereira apitou para o final do encontro. Tagawa apanhou espaço livre e bateu Diogo Costa, mas já era tarde demais para qualquer tentativa de empate. Três pontos somados significam que o FC Porto está cada vez mais perto do Benfica, apanhado na curva nesta jornada. A seis jornadas do fim da I Liga, a luta pelo título nacional está a ferver.

Momento do jogo: O golo de Namaso. Depois das críticas das bancadas e da raiva de Sérgio Conceição, valeu o golo do inglês para dar tranquilidade ao FC Porto.

Pin It

Desporto

SOTERMAQUINAS