Energia, espaço, sistemas de informação e 5G são as áreas dos desafios lançados pela Agência Nacional de Inovação às instituições de ensino superior. 20 mil euros é o montante total a distribuir pelas equipas vencedoras.
Numa parceria com as empresas NOS, Critical Software, GeoSAT e Galp, a Agência Nacional de Inovação (ANI) está a desafiar as instituições de ensino superior a desenvolverem soluções inovadoras e projetos disruptivos em áreas como energia, espaço, sistemas de informação e 5G.
Os responsáveis da ANI explicam que o objetivo “é promover a inovação colaborativa e a transferência de conhecimento para a economia, potenciando os resultados comerciais da investigação, e criar canais de acesso ao conhecimento para as empresas”.
A iniciativa pretende ser uma plataforma para os investigadores, professores e alunos de instituições de ensino superior nacionais desenvolverem novas ideias, perspetivas e competências para as empresas proporcionando o acesso à investigação e à inovação. Além dos prémios monetários, as equipas vencedoras terão a oportunidade de colaborar com as empresas parceiras da iniciativa, ou seja, com a Galp, Critical Software, GeoSAT e NOS.
As candidaturas estão abertas até 19 de março e podem ser feitas nos desafios 1#Challenge – NOS (5G-Enabled Home Security: Improving home security through connected devices e 5G-Enabled Augmented Reality Training: Improving athletic performance through augmented reality); 2#Challenge – Critical Software (Systems engineering of the future); 3#Challenge – GEOSat (Unlocking the Potential of Earth Observation from Space); e 4#Challenge – GALP (Alternative methods of producing synthetic graphite anodes & Solutions for using sodium sulfate).
Seguir-se-á a fase de avaliação das candidaturas e um pitch das ideias finalistas, que deverá acontecer em abril, onde serão escolhidos os vencedores. Num total de 20 mil euros disponíveis, as equipas vencedoras receberão cinco mil euros cada.