O Yara Pets é o protótipo de uma caixa de areia para gatos com a particularidade de permitir uma higienização diária completa. O projeto é “made in” Açores e procura um investidor.

“Uma nova experiência no cuidado dos seus animais domésticos” é o lema da start-up açoriana que desenvolveu um protótipo de “WC” para gatos, mais exatamente uma caixa de areia, que permite que os donos façam a limpeza completa da mesma sem terem de despender mais de três minutos por dia.

O projeto designa-se Yara Pets nasceu nos Açores pela mão do empreendedor Dúnio Couto e está incubado no TERINOV – Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira. Na administração diária da empresa estão duas pessoas, Dúnio Couto e Pedro Cota, “que foi para além de um dos primeiros a acreditar em mim e no meu projeto, o primeiro investidor”, frisou o fundador do projeto.

Contam também com o envolvimento da Portugal Ventures (PV) que desde o ano passado “saltou para bordo deste projeto”. Além disso, têm ainda uma vasta equipa técnica de colaboradores indiretos e diretos, “através das empresas que colaboram em todos os aspetos técnicos e, dentro em breve, na parte de comunicação e marketing, que terá início com o crowdfunding”.

O gato de rua e a ideia
A adoção de um gato de rua, há uns anos, foi o ponto de partida para a criação do Yara Pets, explicou Dúnio Couto ao Link To Leaders. O facto de viver num apartamento obrigou-o a recorrer “às soluções de WC de gatos mais elementares que existem no mercado”. Mas foi a partir daí que nasceu a ideia que viria a dar origem ao projeto, com patente registada, que fundou em 2015.

“Ao fim de algum tempo confesso que a rotina de limpeza e higienização do WC se tornou cansativa e desmotivante. Depois de uma exaustiva pesquisa das soluções mais práticas existentes no mercado, cheguei à conclusão que não havia nenhuma proposta que permitisse uma rápida e eficaz limpeza das areias e higienização do ambiente do WC. Portanto, propus-me criar uma solução”, revela.

O produto dirige-se, assim, a todos os tutores de gatos que tem as mesmas preocupações: uma solução fácil de executar, permitindo uma limpeza e higienização diária, que não tome demasiado tempo, por um lado, e, por outro, em gato se mantenha saudável, reduzindo ao mesmo tempo os odores decorrentes da urina do gato, em casa.

Das ilhas para o continente
Apesar da ideia ter nascido nos Açores, concretamente em Angra do Heroísmo, onde também está sedeada a start-up, toda a fase de trabalho posterior aos pedidos de registo de patente, ou seja, design e engenharia, extravasou a região uma vez que já tem parceiros no continente. Aliás, o fundador da Yara Pets explicou que a fase de produção será centralizada no continente. “Fazemos questão, para já, de manter o produto 100% nacional, o que nos garante a qualidade necessária e a imagem dessa qualidade perante o mercado”, justificou.

Quanto aos mercados onde espera atuar, Dúnio Couto confessa que ainda não conseguiu estabelecer os limites geográficos dos seus objetivos, já que a solução, acredita, é universal. Considera ser uma solução inovadora em todo o mundo, que deverá chegar ao mercado com um preço competitivo, pelo que será uma opção concorrencial mesmo para os produtos que são mecanizados de forma automática ou elétrica, explicou. Para já a solução açoriana, refira-se, tem mecânica manual, mas pode ser facilmente eletrificada logo que os seus responsáveis o entendam.

“Talvez possamos tentar definir os limites geográficos pelos pedidos de registo de patente internacionais: EUA (atribuído), EU (atribuído), Rússia (atribuído), Japão e Brasil (a aguardar), mas nem por isso nos sentimos limitados por isto”, revelou Dúnio Couto.

Este empreendedor esclarece ainda que modelo de exploração do negócio pode abrir diferentes mercados ou a facilidade de alcance maior do globo, desde logo pela possibilidade de licenciamento para mercados específicos. “Mas, claro que Europa, onde praticamente não existe investimento em desenvolvimento de soluções para esta área, e onde chegam propostas dos EUA, de valores bem mais elevados que aqueles que estimamos praticar, se revela o primeiro mercado a alcançar”.

A Yara Pets terminou há pouco tempo o segundo protótipo que está em intensa fase de testes, e que foi apresentado, pela primeira vez publicamente, no PET Festival, na FIL, em janeiro deste ano. Ali perceberam que a sua proposta de WC para gatos “oferece a solução que muitos procuram e ambicionam poder adquirir”.

Uma das preocupações atuais dos responsáveis do projeto é “garantir uma rápida penetração no mercado, e evitarmos o surgimento de soluções, que nunca poderão ser iguais, claro, mas que podem significar concorrência em termos de simplificação de processo e de preço”.

Necessidade: investimento
Nessa medida, o próximo passo, e o mais expressivo em termos de investimento, como destacou Dúnio Couto, é a produção dos moldes para injeção, “o que deverá avançar muito em breve. Durante a produção dos moldes, que deverá levar cerca de seis meses, avançaremos com a primeira campanha de crowdfunding”.

Investimento é, por isso, a necessidade do momento. “Já conseguimos assegurar os cerca de 500 mil euros necessários para chegar até à produção das primeiras peças. Ora, seria muito importante para o projeto contar com investimento, de curto prazo, até, para avançar com o lançamento do produto no mercado”, frisou.

Além disso, reforça o fundador da Yara Pets, “se houver investimento nesta área, expressivo claro, podemos ser mais agressivos e bem-sucedidos na chegada ao mercado”. Salientou, contudo, que não deixarão de entrar no mercado porque contarão com a campanha de crowdfunding, mas, independentemente disso, “a existência ou não de investimento para o efeito, apenas vai determinar a facilidade com entramos no mercado com o nosso produto, que muito nos orgulha e que, estamos seguros, será um sucesso não apenas como produto, mas também como veículo de comunicação de produto de qualidade nacional”, conclui Dúnio Couto.

Resumo:
Responsável: Dúnio Couto
Área: Mercado PET
Produto: Caixa de areia para gatos
Mercados: Nacional e internacional
Necessidade: Investidores
Site: https://yarapets.com/

Pin It

Angra do Heroísmo