Depois de ter lançado o Cosibot (COVID-19 Stay Informed Bot), no final de março, a ROBO.AI está ativamente à procura de parceiros de negócio, de media e de tecnologia dispostos a partilhar expansão do projeto, bem como de patrocinadores que possam apoiar financeiramente.

A Robo.AI, uma start-up luso-alemã (parte da portuguesa Two Impulse) que desenvolve soluções de Inteligência Artificial (AI), Conversational AI e Customer Service Messaging respondeu ao desafio colocado pela atual pandemia do COVID-19 e desenvolveu um chatbot para oferecer aos cidadãos europeus informação confiável e atualizada num só local, respondendo a questões específicas.

O projeto designado Cosibot (COVID-19 Stay Informed Bot) está disponível em múltiplos canais – desde Web, Facebook Messenger, WhatsApp e SMS – inclui voz e em várias línguas, com versões locais para diferentes países.

Está disponível 24 horas, sete dias por semana, e, de acordo com Paulo Nunes, fundador e CEO, reduz a pressão sobre os “call-centers” e é uma arma poderosa para combater “fake news”, ao mesmo tempo que fornece uma ferramenta às entidades públicas para aceder à voz do cidadão e avaliar em tempo real o sentimento geral da opinião pública. Em suma, o Cosibot fornece respostas verificadas e atualizadas sobre a atual epidemia COVID-19, permitindo que os cidadãos coloquem questões por “typing” ou por voz para aceder a informação credível e verificada por parte de fontes estatais.

Refira-se que a casa mãe do projeto é especialista no desenvolvimento de chatbots e de várias soluções de Interação em Linguagem Natural, e comercializa a sua própria plataforma para clientes em verticais como os seguros, farmacêutica, banca e automóvel.

Como surgiu a ideia do projeto
O COVID-19 Stay Informed Bot (Cosibot) surgiu da necessidade de disponibilizar ao público em geral uma fonte de informação fidedigna e centralizada – informação essa disponibilizada em formato de assistente digital chatbot, em múltiplas línguas e múltiplos canais – recorrendo a fontes de referência como a OMS, DGS, SNS, entre outras, explicou fundador e CEO ao Link To Leaders.

O chatbot Cosibot foi desenvolvido através de um projeto sem fins lucrativos e permite a comunicação escrita e verbal, tornando-se acessível a utilizadores com deficiência visual ou auditiva. É facilitada a utilização e distribuição gratuita do chatbot, dando suporte aos proprietários de websites que o disponibilizem nas suas páginas, “na expetativa de alcançarmos o maior número de visitantes com informação relevante e fidedigna”, refere Paulo Nunes.

Apoio à expansão
Lançando no dia 20 de março, primeiramente na Alemanha, com uma versão em alemão, e também com uma versão internacional em inglês, versão portuguesa chegou ao nosso país no dia 30 de março. Agora, no início de abril, a equipa da ROBO.AI, com 20 pessoas no momento, está a expandir o número de linguagens nas quais o Cosibot está disponível, bem como a desenvolver versões locais para Itália, Espanha e outros países, incluindo o Brasil, na língua nativa.

Neste processo de expansão, e porque “um empreendimento desta magnitude excede a capacidade atual de uma start-up desta dimensão”, a ROBO.AI está ativamente à procura de parceiros de negócio, de media e de tecnologia dispostos a partilhar este percurso, bem como de patrocinadores que a possam apoiar financeiramente. A holandesa ReadSpeaker foi o primeiro parceiro, oferecendo a sua tecnologia “Text-to-Speech” para este chatbot.

As necessidades do momento
Para ganhar escala, e prosseguir na melhoria contínua das versões já lançadas (a global, a alemã e a portuguesa) e manter a busca por partners para lançamento das próximas versões locais para Espanha, Itália, França e Brasil, a Cosibot está a apostar na divulgação através dos canais de comunicação ao mesmo tempo que procura partners em diversas áreas de atividade.

São os casos de parceiros de tecnologia para auxiliar em áreas como Data e Language Model Quality, setor em que procuram um parceiro que possa ajudar a melhorar a qualidade do modelo de linguagem; Speech Tech, onde procuram parceiros europeus especialistas em Speech to Text e Text to Speech; um parceiro que proporcione serviços via WhatsApp, SMS e telefone; e outro para Cloud Hosting com capacidade para Kubernetes.

A estes juntam-se ainda partners de comunicação para auxiliar na divulgação do Cosibot nas redes sociais e na media impressa e online, bem como voluntários para criação de conteúdo para o site, pesquisas sobre últimas atualizações e conteúdo escrito sobre o bot; linguistas e tradutores; e ainda especialistas em desenvolvimento de software, com conhecimento em JAVAscript (React Angular), JAVA ou Python, desenvolvimento de sites no Wordpres e data scientist com interesse em NLP, data Science e Pyto.

Resumo:
Responsável: Paulo Nunes, fundador e CEO.
Área: Tecnologia Informação
Produto: Chatbot
Mercados: Nacional e internacional
Necessidade: Parceiros e investidores
Site: https://cosibot.org/pt/home-pt

Pin It

Angra do Heroísmo