Comunicar através das redes sociais é cada vez mais essencial na vida das empresas e o Instagram enquadra-se nesta tendência. A plataforma tem aumentado a sua importância em termos comerciais e, por isso, nada melhor que ficar a conhecer as aplicações que podem ajudar a criar, editar e planear as fotografias e vídeos com mais eficácia para obter melhor retorno.

Para empresas de pequena dimensão, com poucos recursos humanos e materiais, a utilização eficaz das redes sociais pode ser um poderoso aliado para o sucesso e crescimento da empresa. Se a sua empresa é daquelas que aderiu ao Instagram é importante ter as melhores ferramentas para a criação, edição e planeamento de forma a garantir que os conteúdos colocados no perfil da empresa ou marca captam a atenção dos potenciais clientes. Afinal nenhuma empresa ou start-up quer ter um feed obsoleto e pouco atraente.

Existem algumas aplicações adicionais que podem ajudar os empreendedores a melhorar o seu perfil nesta rede social e, por conseguinte, a construírem e desenvolverem uma base de clientes mais forte, além de criaram uma imagem mais diferenciadora. O Business Inside reuniu alguns exemplos de apps que podem dar-lhe uma ajuda para tornar o seu Instagram mais atraente em 2020. Eis 10 apps que o podem ajudar a sua marca ou projeto mais atraente no próximo ano.

Preview
Custo: Gratuito para recursos básicos. A subscrição profissional base custa 6,67 dólares (5,9 euros) por mês.

A visualização prévia permite que os utilizadores vejam antecipadamente como cada fotografia será exibida no Instagram, o que pode ser útil se a empresa quiser dar uma aparência uniforme à sua conta. A aplicação também oferece ferramentas gratuitas de edição e filtros. Com a subscrição é possível rastrear as hashtags e realizar análises da conta com melhor desempenho.

Planoly
Custo: gratuito para dois perfis, até 30 uploads por mês. O valor base das contas profissionais começa em 7 dólares (6,2 euros) por mês.

Esta aplicação permite agendar a publicação de conteúdos da empresa e, desta forma, planear e ver como é que o feed vai ficar.

Stories Edit
Custo: Gratuito

O Stories Edit é uma ferramenta de design da Planoly e permite criar histórias interessantes no Instagram mesmo sem ter um designer gráfico na empresa.

UNUM
Custo: Gratuito no plano base que permite até 500 uploads por mês. Para mais uploads e recursos é necessário fazer subscrição (a partir de 6,99 dólares – 6,2 euros).

O UNUM serve para organizar o feed do Instagram e planear o conteúdo. É uma forma útil de ver o alinhamento dos posts futuros e para garantir que o feed é dinâmico e representativo da marca.

Lightroom
Custo: Gratuito para maioria dos recursos. Os planos premium começam em 4,99 dólares (4,4 euros) por mês.

Para uma rede social onde a imagem é tudo, aplicações como o Lightroom podem ser um aliado para o sucesso. Consiste numa das mais avançadas apps de edição de fotografias, mesmo na versão gratuita. Produzido pela Adobe, que também criou o Photoshop, tem várias semelhanças na forma de tratar as imagens, concretamente na cor e exposição. Também possui predefinições para uma edição mais fácil.

VSCO
Custo: Gratuito nas pré-definições básicas. As subscrições custam 19,99 dólares (9,88 euros) por ano para aceder a mais de 200 definições e recursos adicionais.

“VSCO” tornou-se numa buzzword em 2019, devido aos milhares de adolescentes que usam a app e criaram uma tendência estética baseada nos filtros e recursos da aplicação. Mas a app é mais do que uma buzzword. Possui ferramentas de edição para editar fotografias assim como filtros predefinidos que adicionam instantaneamente cor e intensidade às imagens.

A Color Story
Custo: Gratuito para os recursos básicos. A subscrição anual custa 24,99 dólares (22,4 euros).

Esta aplicação possui centenas de filtros, efeitos e ferramentas para diversos estilos, tendências e cores. A app permite que os utilizadores personalizem filtros, façam o planeamento do conteúdo e editem várias fotografias em conjunto. Uma assinatura anual dá acesso a mais filtros e recursos, como a ferramenta Color+, que ajusta a matiz, a saturação e a luminescência.

ImgPlay
Custo: Gratuito para recursos básicos. Mais recursos a partir de 1,99 dólares (1,7 euros).

O ImgPlay serve para criar GIFS ou vídeos curtos, juntando animações, texto e filtros para obter efeitos divertidos.

Unfold
Custo: Gratuito nos recursos básicos. Para mais fontes e modelos 0,99 dólares/0,89 euros (taxa única por cada).

Para as histórias no Instagram, a Unfold é uma aplicação que formata fotos e texto em modelos pré-definidos que se assemelham à aparência das páginas de revistas. O Unfold é útil na criação de IG Stories únicos e distintos.

Canva
Custo: Grátis para designs ilimitados. Subscrição profissional para fontes, modelos e outros recursos a partir de 9,95 dólares (8,9 euros) por mês.

O Canva é um programa de design gratuito que possui modelos em branco e pré-definidos para desenvolver conteúdos para redes sociais. Além disso permite fazer folhetos, menus, posters, logótipos e qualquer documento que seja possível imprimir ou partilhar. Ao subscrever a versão profissional é possível personalizar um número ilimitado de designs com gráficos, fotografias e marcas.

Pin It