Nunca é de mais lembrar os livros que podem “fazer a diferença” na vida de um espírito empreendedor. São ferramentas de conhecimento e fontes de inspiração para quem está a ponderar passar das ideias à prática e criar o seu negócio. Eis algumas obras que podem servir de apoio para quem se quer tornar empreendedor.

Para quem já é empreendedor, ou deseja ser, os livros são ferramentas de aprendizagem e de criatividade para ajudar a implementar uma ideia de negócio e a vencer fora do cenário de um emprego tradicional. Depois das sugestões de Bill Gates que apresentámos esta semana, eis mais alguns títulos que podem fazer parte das suas leituras ao longo deste ano.

The Lean Startup: How Today’s Entrepreneurs Use Continuous Innovation to Create Radically Successful Businesses, de Eric Ries
Se é verdade que a maioria das start-ups falha, também é verdade que muitas dessas falhas podiam ser evitadas. Este livro oferece uma nova abordagem que altera a forma como as empresas são criadas e os produtos lançados. Ajuda as empresas que a serem mais inteligentes com o seu capital e a usarem a criatividade para crescer com sabedoria. Segundo o autor, uma start-up eficaz não cria planos de negócios demasiado “fechados”. Em vez disso, os empreendedores devem testar continuamente sua visão e adaptar-se às necessidades. O autor relata situações difíceis, habitualmente enfrentadas pelas start-ups.

Ignore Everybody: and 39 Other Keys to Creativity, de Hugh MacLeod
Neste livro, o autor revela 40 estímulos para a criatividade que ele próprio criou desde o início como um jovem profissional. Hugh MacLeod fala sobre suas ideias e oferece conselhos úteis. Este é um livro útil, especialmente para quem quer aprender sobre o desenvolvimento da criatividade. Apresenta dicas e ideias rápidas, e fáceis de entender, para o sucesso. O ponto principal deste livro é simples: o empreendedor deve forjar o seu próprio caminho.

Rework, de Jason Fried
A maioria dos livros de negócios dá aos leitores uma miríade de instruções sobre como elaborar um plano de negócios, olhar atentamente para a concorrência, encontrar investidores, etc. Este livro é diferente. Revela que estes aspectos não são úteis quando se trata de criar um negócio sustentável. Em vez disso, o autor argumenta que o empreendedor precisa de ter ética e uma exposição produtiva no trabalho.
Escrito de forma inspiradora, o livro desmascara mitos comuns sobre negócios. “Rework2 é um livro otimista que pode inspirar esperança em futuros empreendedores e os seus conselhos aplicam-se à criação de um negócio, mas também podem ser aplicados à criação de uma vida melhor no geral.

Virtual Freedom: How to Work with Virtual Staff to Buy More Time, Become More Productive, and Build Your Dream Business, de Chris Ducker
Os empreendedores não precisam fazer tudo sozinhos, podem criar uma equipa de funcionários virtuais para ajudar a iniciar a empresa. Em “Virtual Freedom”, Chris Ducker, o especialista em outsourcing, explica como obter a ajuda necessária usando recursos remotos. É um guia, passo a passo, para criar uma empresa que trabalha com funcionários virtuais. O autor foca a sua obra no crescimento dos negócios e explica em detalhe tudo o que o empreendedor precisa saber: delegar tarefas, gerir assistentes virtuais, etc. É um ótimo recurso para quem nunca pensou em usar uma equipa virtual ou remota.

Publish and Profit: A 5-Step System For Attracting Paying Coaching And Consulting Clients, Traffic And Leads, Product Sales, And Speaking Engagements, de Mike Koenigs
Neste livro, o autor conduz os leitores através de um processo passo a passo para escrever um livro de sucesso. O que é que isso tem a ver com empreendedorismo? Simples: os clientes de Mike Koenigs são empresários comuns, empreendedores e profissionais de sucesso, porém todos escreveram um livro sobre a sua experiência e isso deu-lhes notoriedade e mais sucesso.

The New Freedom: Ordinary People Are Living Extraordinary Lives & So Can You!, de Rob Cubbon
Para ser um empreendedor é preciso libertar-se do pensamento programado de trabalho das “9 às 5”. “The New Freedom” visa libertar as pessoas dos empregos tradicionais, ensinado-os a criar uma nova vida de trabalho online, a sua própria agenda e realizar um trabalho que tenha significado para cada pessoa. O autor apresenta em detalhe entrevistas que realizou com empresários que encontraram o sucesso recentemente: Justin Cooke, da Empire Flippers, Shayna Oliveira, que ensina inglês como segunda língua online, e Nora Dunn, do The Professional Hobo. Os leitores retiram deste livro os ensinamentos essenciais para trabalhar a partir de casa e uma nova abordagem para uma vida mais feliz.

Talent Is Overrated: What Really Separates World-Class Performers from Everybody Else, de Geoff Colvin
“Talent Is Overrated” foca a importância da prática e perseverança, aperfeiçoadas ao longo de décadas, como as chaves do sucesso, em detrimento do “talento inato”. O autor sublinha que a chave do sucesso é a prática, análise da evolução e as aprendizagens retiradas dos erros cometidos. O livro inclui muitos exemplos científicos e experiências reais, através dos quais o autor assinala que quando as pessoas se esforçam, podem melhorar em qualquer coisa.

The War of Art: Break Through the Blocks and Win your Inner Creative Battles, de Steven Pressfield
O “The War of Art” trata sobre como derrubar as barreiras ao sucesso que os empreendedores podem encontrar. O livro identifica o inimigo interno que muitos empreendedores têm de enfrentar e explica como obter sucesso, apesar das barreiras e opositores. Embora tenha sido escrito dirigido a escritores, muitos outros profissionais identificaram-se com a mensagem, desde empresários a atores.

The Daily Entrepreneur: 33 Success Habits for Small Business Owners, Freelancers and Aspiring 9-to-5 Escape Artists, de S.J. Scott e Rebecca Livermore
Este é um livro para pessoas que desejam ser freelancers ou estão à procura de uma fonte de rendimento adicional. Mas ser autónomo muitas vezes não traz o rendimento ambicionado e segredo do sucesso pode estar na construção de hábitos diários específicos.

O autor evidencia o poder que os hábitos podem ter no desenvolvimento e mostra ao leitor como os usar para superar desafios comuns. Uma particularidade deste livro é estar organizado de acordo com os desafios que todos enfrentam diariamente. Descreve 33 hábitos de mudança de vida que têm o potencial de aumentar a capacidade de superar obstáculos e alcançar objetivos. O livro é adequado para empresários que queiram incluir métodos eficazes no seu quotidiano para aproveitar melhor cada dia e otimizar a produtividade.

The Hard Thing About Hard Things: Building a Business When There Are No Easy Answers, de Ben Horowitz
Ben Horowitz, um empreendedor de sucesso, oferece conselhos práticos sobre como administrar uma start-up. O autor analisa os problemas com que os líderes se deparam regularmente e partilha o conhecimento que obteve ao desenvolver e administrar as suas próprias empresas.

Trata-se de um livro envolvente e divertido porque o autor usa as letras das suas canções de rap favoritas para partilhar a sua visão dos negócios. Transforma assuntos sérios, como despedir amigos, numa leitura mais ligeira e fácil.

Pin It

Angra do Heroísmo