A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo afirmou, em Ponta Delgada, que a 54.ª edição do Azores Rallye é um excelente exemplo da aposta na captação de iniciativas com elevado nível de promoção turística externa.

Marta Guerreiro, que falava sábado, à margem da entrega de prémios desta competição, considerou que a prova é "um clássico do calendário de eventos desportivos na Região a nível mundial, com renome internacional”.

“O aumento da eficácia da promoção do destino nos mercados emissores só é possível com a intensificação da projeção internacional dos Açores associada a eventos como este”, que faz com que as "fantásticas imagens" das paisagens açorianas "cheguem a vários pontos do mundo, evidenciando a sua beleza e a qualidade do nosso património natural”, afirmou.

Para a Secretária Regional, “a concretização do evento continua a contribuir para a dinamização económica dos Açores, criando riqueza, até porque a sua realização em pleno mês de março é, por si só, um reforço da intensificação do aumento dos fluxos turísticos fora da época alta”.

Marta Guerreiro destacou ainda o facto de ser ter realizado, pela primeira vez, o E-Rallye, com algumas classificativas disputadas por veículos elétricos, “mostrando a preocupação da descarbonização dos transportes, ao mesmo tempo que se promove a utilização deste tipo de veículos”.

“Esta é mais uma forma de colocar em agenda os temas da mobilidade elétrica, que atualmente é o meio mais eficaz para a sustentabilidade no setor dos transportes terrestres, sem recurso a combustíveis fósseis”, frisou.

A governante sublinhou ainda a preocupação com a proteção do património ambiental, através do reforço de pontos de recolha de lixo e com o apelo junto do público para que não deixe resíduos nos troços, através de uma campanha de sensibilização com o mote 'Seja responsável, não abandone resíduos', realizada em colaboração com a Azorina - Sociedade de Gestão Ambiental e Conservação da Natureza.

Pin It