O Governo dos Açores apoia a participação de empresas representativas dos principais setores de produção agroalimentar regionais no 15.º Salão Internacional de Alimentação, Hotelaria e Tecnologia para a Indústria Alimentar – Alimentaria&Horexpo, que decorre de domingo a terça-feira, na FIL, em Lisboa.

Neste certame, dirigido apenas a profissionais e que se realiza de dois em dois anos em diferentes países europeus, as empresas participantes têm a oportunidade de promover presencialmente os seus produtos e serviços, e estabelecer novos negócios junto de um alargado leque de potenciais clientes.

A participação das empresas açorianas na Alimentaria & Horexpo dá, assim, continuidade à estratégia Marca Açores e à política de incremento das exportações de bens e serviços regionais desenvolvidas pela Vice-Presidência do Governo, nomeadamente através do Plano de Feiras e Missões Empresariais – Açores Export 2019.

Este Plano apoia a presença das empresas açorianas em certames como o SISAB e a Alimentaria&Horexpo, dois dos mais importantes eventos de dimensão internacional, que se realizam em Lisboa e têm contribuído para o aumento das vendas para o exterior das empresas regionais participantes.

A nível internacional e sendo a América do Norte um mercado prioritário para a exportação açoriana, o Plano Açores Export 2019 prevê a participação das empresas regionais na feira SIAL Toronto, de 30 de abril a 2 de maio, no Canadá.

Os Açores vão também participar na Summer Fancy Food, considerado o maior evento do segmento do ‘fine food’ dos Estados Unidos da América e que se realiza entre 23 e 25 de junho, em Nova Iorque.

Ainda no panorama internacional e no âmbito deste plano operacionalizado pela SDEA - Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores em parceria com a Câmara de Comércio e Indústria dos Açores, a Região vai participar este ano na feira Anuga, que se realiza em Colónia, na Alemanha, de 5 e 9 de outubro.

A nível regional, e tendo em conta a evolução positiva do consumo de produtos alimentares - com um aumento de 3,59% nas vendas no comércio a retalho e um registo de variação média de compra de produtos alimentares nas grandes superfícies comerciais regionais na ordem dos 3,84% nos últimos 12 meses -, o Plano contempla ações direcionadas para o mercado interno.

Com o objetivo de dinamizar ainda mais o aumento da comercialização dos produtos regionais junto do consumidor final, em particular dos aderentes à Marca Açores, vai ser apoiada a participação de empresas do setor agroalimentar na Feira Lar, Campo e Mar, que realiza em Ponta Delgada, entre 24 e 30 de maio, durante as festividades do Senhor Santo Cristo dos Milagres, e na Feira de Produtos e Serviços da Terceira, que também decorre em maio, no Parque de Exposições da ilha.

No âmbito deste Plano, a SDEA vai ainda realizar uma Venda Açoriana no decorrer das Festas Sanjonaninas e outra nas Festas da Praia da Vitória, ambas na ilha Terceira.

Além destes eventos, o Plano Açores Export 2019 prevê a realização, entre julho e setembro, de várias ações promocionais em espaços comerciais de produtos detentores da Marca Açores nas ilhas São Miguel, Terceira, Santa Maria, São Jorge e Faial.

 

 

Pin It