O Diretor Regional da Ciência e Tecnologia afirmou hoje, em Ponta Delgada, que as mulheres "desempenham um papel central no desenvolvimento científico” nos Açores, adiantando que "63% dos projetos científicos financiados pela DRCT foram liderados por mulheres”.

Bruno Pacheco referiu ainda que 58% das bolsas de formação avançada a decorrer no arquipélago “estão a ser executadas por mulheres”.

O Diretor Regional falava à margem do evento 'Conversas com Mulheres da Ciência', promovido pela Direção Regional da Ciência e Tecnologia para assinalar o Dia Internacional da Mulher, destinado a alunos das escolas secundárias Antero de Quental e Domingos Rebelo.

“É preciso incentivar, sensibilizar e despertar o interesse dos jovens, em geral, e das raparigas, em particular, para as diversas áreas da ciência, motivando-os a seguirem profissões nessas áreas”, frisou Bruno Pacheco.

A importância das mulheres no mundo da ciência, as mulheres na ciência 'versus' os homens na ciência, mulheres em cargos de chefia nas instituições académicas e a paridade de género na ciência foram alguns dos temas em debate nesta iniciativa, que contou com a participação de cerca de uma centena e meia de estudantes.

Bruno Pacheco salientou que foram convidadas para este evento seis mulheres “com um percurso de vida reconhecidamente ligado a diferentes áreas da ciência”, nomeadamente Elisabete Freire, Fátima Viveiros, Manuela Lima, Piedade Lalanda, Susana Cabral e Rute Gregório.

“São mulheres da ciência que desempenham a sua atividade nos Açores e que, para além de falarem do seu percurso profissional, abordaram as temáticas em debate, e os estudantes foram chamados a participar”, acrescentou.

O Diretor Regional considerou que “é preciso continuar a apostar neste tipo de iniciativas para cativar os mais jovens para o mundo da ciência, no sentido de esclarecer e de despertar a curiosidade sobre as oportunidades que a ciência oferece”.

Pin It