O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia congratulou-se com a resolução do Conselho de Ministros aprovada hoje, que prevê a criação da Agência Espacial Portuguesa - Portugal Space, que terá sede na ilha de Santa Maria.

Gui Menezes salientou que os Açores vão integrar, na qualidade de membro associado fundador, através da Associação RAEGE, a ‘Portugal Space’, que terá como missão o desenvolvimento do setor nacional do Espaço, promovendo e gerindo programas nacionais ligados a este setor.

Segundo o Secretário Regional, a Agência Espacial Portuguesa deverá garantir, em articulação com o Governo dos Açores, a implementação do ‘Azores International Satellite Launch Programme’, que prevê a instalação na ilha de Santa Maria de um porto espacial de microssatélites.

“A instalação da ‘Portugal Space’ em Santa Maria é mais uma prova de que os Açores são decisivos na estratégia nacional para o Espaço”, frisou Gui Menezes, acrescentando que esta medida “poderá trazer mais-valias socioeconómicas” para esta ilha, em particular, e para os Açores, em geral.

Pin It