O Governo dos Açores, através da Direção Regional da Ciência e Tecnologia e do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, promove a realização do EMERGENCE@Açores – Ciência e Criatividade, de 14 a 18 de abril, no Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas, na Ribeira Grande.

O Diretor Regional da Ciência e Tecnologia adiantou que o evento vai reunir cientistas, programadores e artistas, entre outros participantes, para "desenvolverem abordagens e estratégias eficazes, com o intuito de comunicar conceitos científicos complexos, tirando partido das tecnologias de media digitais".

Segundo Bruno Pacheco, o objetivo é "despertar a criatividade e o pensamento crítico, encorajando os cidadãos a envolverem-se num processo colaborativo de comunicação da ciência e promovendo, assim, a chamada ‘ciência cidadã’".

Considerado um ‘hackathon’, ou seja, uma maratona de programação e de desenvolvimento, o EMERGENCE@Açores – Ciência e Criatividade integra-se no Plano de Ação para a Cultura Científica e Tecnológica dos Açores (PACCTO Açores), lançado em 2018, e que, segundo o Diretor Regional, se constitui como "um quadro de referência para a promoção da educação científica e da difusão da cultura científica" no arquipélago.

Bruno Pacheco frisou que "é preciso continuar a apostar nas áreas da ciência e da tecnologia, das engenharias, das matemáticas e da robótica e da programação", acrescentando que é nesse sentido que o Governo dos Açores tem promovido "uma série de iniciativas que promovem a literacia científica e digital e, simultaneamente, a ligação entre a arte, a ciência e a cultura, numa lógica de promoção da criatividade".

Durante os cinco dias deste evento, os participantes vão estar "num ambiente colaborativo, explorando tecnologias de media digitais, com um foco na criação de histórias para experiências lineares", referiu o Diretor Regional.

Os interessados em participar devem candidatar-se através do endereço eletrónico http://acores.emergencehackathon.com/.

Pin It