Iniciativa decorre amanhã, pelas 15h00, e é promovida pela Embaixada de Itália em Lisboa, com o objetivo de favorecer a compreensão entre os ecossistemas das start-ups em Portugal e Itália.
Depois da participação de 32 start-ups italianas na edição deste ano do Web Summit – que foram recebidas, a 3 de novembro, pelo embaixador de Itália em Lisboa, Carlo Formosa –, o debate sobre este setor emergente e em rápido crescimento dentro do tecido empresarial italiano vai continuar. Com um ecossistema próximo dos mil milhões de euros (numa média de 64.898 euros por empresa) no final de 2021, Itália conta com cerca de 15 mil start-ups.
Deste número faz parte a Fagoterapia Lab, a primeira start-up do país no ramo da biotecnologia focada em combater o desafio global da resistência aos antibióticos. A empresa irá participar amanhã, juntamente com outras instituições, no webinar organizado pela Embaixada de Itália em Lisboa, com o tema “Empreendedorismo e Inovação: encontro entre os ecossistemas de start- ups italiano e português”.
Com o objetivo de favorecer a compreensão entre os ecossistemas das start- ups em Portugal e Itália, o webinar vai reunir os testemunhos de Catarina Peyroteo Salteiro, responsável pela área internacional da Startup Portugal, e de Eduardo Barroso, diretor do ecossistema Startup PwC.
Já para abordar o ecossistema das start-ups italianas, marcam presença Giovanni Bifulco, responsável do escritório de Madrid da ICE – Agência para a Promoção no Estrangeiro e a Internacionalização das Empresas Italianas, Andrea Bonalumi, dirigente da Promos Italia, e Mariagrazia Di Luca, fundadora e presidente da Fagoterapia Lab.
A sessão contará com a introdução do embaixador Carlo Formosa, assim como de José Vale, diretor de Inovação e Empreendedorismo do IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, tendo ainda como moderador Miguel Santo Amaro – fundador da Entrepreneurs Organizations Portugal e Mentor da Techstars.
“Fomentar o espírito empreendedor e as relações de parceria entre os ecossistemas de start-ups em Portugal e Itália revelou-se particularmente interessante neste rescaldo do Web Summit”, sublinha Carlo Formosa.
“O universo das start-ups assume extrema relevância para a economia italiana tendo sido incluído no Plano Nacional de Recuperação e Resiliência (PNRR), com um financiamento de 300 milhões de euros, para potenciar o Fundo Nacional de Inovação, através da criação de um Fundo de Transição Digital, tendo ainda sido criado um apoio de 250 milhões de euros para start-ups e para ventures de capital ativos, com o intuito de estimular o crescimento do ecossistema italiano de inovação em matéria de transição ecológica”, acrescenta o responsável.
A participação no webinar é gratuita, sendo necessária a inscrição.