A Marinha e a Autoridade Marítima revelaram hoje que o estado do mar e do vento vão agravar-se nos Açores a partir da madrugada de domingo e até a madrugada de terça-feira.

De acordo com o comunicado da Marinha, a agitação marítima “será caracterizada por uma ondulação com uma altura significativa que poderá atingir os dez metros e uma altura máxima de 17 metros, com um período médio a variar entre os 13 e os 17 segundos”.

São esperados ventos provenientes do quadrante Oeste, com uma intensidade média de 80 quilómetros por hora e com rajadas até 100 quilómetros por hora.

A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional recomendam, “em especial à comunidade piscatória e da náutica de recreio que se encontra no mar, para o eventual regresso ao porto de abrigo mais próximo e a adoção de medidas de precaução”.

Recomenda-se também o reforço da amarração e vigilância das embarcações atracadas e fundeadas, bem como desaconselha-se a prática de passeios junto à orla costeira e nas praias.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje as ilhas do grupo Ocidental dos Açores sob aviso amarelo devido às previsões de vento e agitação marítima a partir da madrugada de sábado.

Segundo o aviso meteorológico do IPMA, em causa está "uma depressão com um sistema frontal associado provocará um agravamento do estado do tempo, especialmente nas ilhas do grupo Ocidental", composto pelas ilhas das Flores e Corvo.

O aviso amarelo para as Flores e Corvo, referente ao vento (direção de sudoeste), vai vigorar entre as 02:00 e as 15:00 de sábado.

O IPMA emitiu ainda aviso amarelo, por causa das previsões de agitação marítima (ondas de oeste), para aquelas duas ilhas, entre as 08:00 e as 18:00 de sábado.

O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Pin It

SOTERMAQUINAS