Três sismos foram sentidos pela população nas últimas 24 horas na ilha de São Jorge, Açores, elevando para 224 o número total de abalos percecionados pelos habitantes desde o início da crise sísmica, indicou hoje o CIVISA.

As atualizações do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) indicam que, entre as 10:00 e as 22:00 de sexta-feira foram sentidos, na freguesia de Velas, dois sismos de magnitude 2 e 1,9, sentidos pela população com intensidade III na Escala de Mercali Modificada.

Entre as 22:00 de sexta-feira e as 10:00 de hoje, foi sentido um sismo de magnitude 1,7, na Ribeira Seca (Calheta), com epicentro a 3 quilómetros a Nor-Noroeste da Urzelina.

“Até ao momento foram identificados cerca de 224 sismos sentidos pela população”, indica o CIVISA, na atualização feita pelas 10:00.

A ilha de São Jorge registou, desde 19 de março e até cerca das 10:00 de sexta-feira, perto de 25 mil sismos, dos quais 221 foram sentidos pela população, segundo dados oficiais de sexta-feira.

O CIVISA refere que, desde 19 de março, a atividade sísmica registada na parte central da ilha de São Jorge, num setor compreendido entre Velas e Fajã do Ouvidor, “continua acima do normal”.

O sismo mais energético ocorreu no dia 29 de março, às 21:56 (22:56 em Lisboa), com magnitude 3,8 na escala de Richter.

A Escala de Mercalli Modificada mede os “graus de intensidade e respetiva descrição” e, quando há uma intensidade de IV, considerada “Moderada”, os “objetos suspensos baloiçam” e há uma “vibração semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados ou à sensação de pancada duma bola pesada nas paredes”, descreve o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A intensidade III, considerada fraca, corresponde a um sismo “sentido dentro de casa”, no qual “os objetos pendentes baloiçam” e a “vibração é semelhante à passagem de veículos pesados”.

Com uma intensidade de IV na Escala de Mercali modificada, os “carros estacionados balançam”, as “janelas, portas e loiças tremem” e “os vidros e loiças chocam ou tilintam”, podendo as paredes ou estruturas de madeira ranger, revela o IPMA na sua página da Internet.

De acordo com a escala de Richter, os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excecionais (9,0-9,9) e extremos (quando superior a 10).

A ilha está com o nível de alerta vulcânico V4 (ameaça de erupção) de um total de sete, em que V0 significa “estado de repouso” e V6 “erupção em curso”.

PUB

Pin It

SOTERMAQUINAS