Ajudar quem quer publicar um livro a fazê-lo de forma simples e acessível é o core business da Edinok, um projeto empresarial online que quer dinamizar o seu processo de internacionalização.

Foi com base no princípio de que “todos têm uma história para contar” e, ao mesmo tempo, para dar resposta a uma necessidade do mercado e contribuir para a profissionalização da autopublicação, que a Edinok foi criada. Trata-se de uma plataforma editorial (fundada por Ana Leal, Leonel Fonseca e João Leal) que faz a ligação entre os profissionais da área editorial e os autores, permitindo que, com a sua ferramenta, todos possam publicar o seu livro de forma acessível e profissional. Ou seja, dá resposta às dificuldades que todos aqueles que pretendem publicar o seu primeiro livro têm para conseguir vencer as etapas da edição.

Assim, na Edinok os autores encontram os serviços necessários para a edição do livro, entre os quais a revisão, a tradução, a paginação, a ilustração, a avaliação editorial, a impressão e a distribuição. A plataforma oferece soluções para toda a comunidade de língua inglesa, portuguesa, castelhana, francesa e alemã.

O foco da empresa são os autores por via da autopublicação. Numa primeira fase, serão na maioria autores locais e autores em início de carreira, bem como a facilitação da publicação das obras entre as diferentes línguas.

Além de concentrar todos os serviços, a Edinok diferencia-se pelo facto de dar ao autor o poder de escolha e o controlo de todo o processo. É ele que pede os orçamentos aos profissionais, decide sobre a aceitação, escolhe os serviços que pretende, controla os tempos do processo, valida a boa execução, decide as quantidades de impressão, onde quer vender e o preço.

Cabe à empresa acompanhar o processo, regular e garantir a execução. A par disso, a Edinok oferece ainda outros serviços: a possibilidade de gerir todo o processo, na forma de pacote completo, libertando o autor desse trabalho; serviços diferenciados para empresas; serviço de tradução urgente, destinado à tradução de documentos para empresas e instituições. Os diferentes serviços são prestados por profissionais independentes. Através de parcerias privilegiadas com distribuidoras, livrarias e sites de venda online, a Edinok fornece o serviço de distribuição, oferendo a todos a possibilidade de publicar e vender a sua obra.

O projeto funciona integralmente online e neste momento está a desenvolver ferramentas com incorporação de tecnologia como a Realidade Aumentada e Inteligência Artificial. No domínio do desenvolvimento tecnológico da plataforma, a Edinok conta com a colaboração do Centro de Computação Gráfica da Universidade do Minho e, brevemente, também do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT), do Brasil.

Internacionalização e investidores
O objetivo de expansão da empresa passa por implantar-se em todos os países, sobretudo os que usam as línguas portuguesa, inglesa, francesa, castelhano e alemão (toda a América, grande parte da Europa e parte de África). Como explicam os seus responsáveis, a internacionalização será operacionalizada pela angariação de prestadores de serviços/parceiros em todos os países que executam todos os passos da edição.

Os mercados preferenciais nesta fase são na Europa, Espanha, França, Inglaterra e toda a América Latina, com destaque para o Brasil.

Aliás, neste momento, a Edinok está a estudar a hipótese de criar uma estrutura/filial no Brasil, como base para a América Latina. Para este objetivo estão a desenvolver o processo com a ajuda do INDT (Instituto de Desenvolvimento Tecnológico do Brasil) e do Programa Prioritário de Economia Digital.

Iniciaram também o estudo para desenvolver o processo de captação de investimento, com vista a facilitar a alavancagem da Edinok para mais países de forma mais célere. O objetivo será obter não só financiamento, mas também experiência e contactos para o desenvolvimento do projeto. Neste momento estão ativamente focamos na captação de investimento, com prioridade na definição e progresso da referida instalação da Edinok no Brasil. No entanto, estão sempre disponíveis para qualquer oportunidade que surja.

Resumo:
Responsáveis: Ana Leal, Leonel Fonseca, João Leal
Área: Edição livros
Produto: Plataforma de edição livros
Mercado: Nacional e internacional
Necessidade: Investidores/fornecedores de serviços
Contacto: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Site: www.edinok.com

Pin It

Angra do Heroísmo