A plataforma recorre a Inteligência Artificial para apoiar as empresas a aumentarem as exportações foi apresentada ontem. O projeto é implementado pela AICEP e insere-se na sua estratégia de transformação digital.

Chama-se Portugal Exporta e é uma plataforma digital – apresentada ontem, em Aveiro, pela AICEP – que vai apoiar as empresas nacionais no seu esforço exportação.

Este projeto tecnológico apresenta-se com “novos produtos e serviços de valor acrescentado e customizados, indo ao encontro das expectativas e necessidades específicas de cada empresa, tendo em conta o seu grau de maturidade para a internacionalização, setor de atividade e produtos”, refere a AICEP em comunicado.

Luís Castro Henriques, presidente da AICEP, lembrou que “a transformação digital da AICEP foi pensada e trabalhada para e com as empresas. Acreditamos que a nova plataforma tecnológica é absolutamente state of the art e vai ter um impacto muito positivo na vida das empresas. Vai com certeza trazer resultados importantes ao nível do crescimento das exportações”.

Mas afinal como funciona o Portugal Exporta? Recorrendo tecnologias de Inteligência Artificial, incluindo Machine Learning e Big Data, disponibiliza ferramentas que permitem fazer, entre outras funcionalidades, o matching entre as empresas e os mercados (importadores e parceiros), aceder a oportunidades de negócio, desenho de planos de ação de internacionalização à medida, diagnósticos de maturidade da empresa ou alertas para os prazos dos incentivos disponíveis.

Personalizada e de fácil utilização, em modo de self-service, a plataforma Portugal Exporta “tem vindo a ser desenvolvida em co-criação com as empresas, de modo a garantir que responderá em pleno às suas necessidades”, salienta a AICEP.

O setor do calçado é o primeiro em destaque, mas no prazo de um ano, prevê-se que a plataforma abarque todos os setores da economia portuguesa. Para complementar esta inovação digital, os especialistas da AICEP “farão um aconselhamento mais dirigido a cada empresa, criando novos produtos de forma contínua, sempre atualizados e adaptados às necessidades e contexto económico e empresarial, nacional e internacional”.

Depois deste projeto, a AICEP anunciou o lançamento de um Portal dedicado ao Investimento, o Business Match Making; de um Acelerador da Internacionalização Online (dedicado ao E-Commerce) e um Optimizador do Investimento, que sugere a localização recomendada para grandes projetos de investimento.

Pin It