Nas últimas 24 horas foram diagnosticados 16 novos casos de covid-19 nos Açores, todos na ilha de São Miguel, resultantes de 1.825 análises realizadas nos laboratórios de referência da Região. 

Em contexto de transmissão comunitária, 14 dos novos casos foram registados no concelho de Ponta Delgada (três em São Pedro, quatro em São José, um na Relva, três nos Arrifes, dois em São Vicente Ferreira e um no Livramento), e dois no concelho da Lagoa, freguesia de Santa Cruz. 

No mesmo período foram registadas 13 recuperações em São Miguel, sendo oito no concelho de Ponta Delgada (três nos Arrifes e cinco em São Pedro), e cinco no concelho da Lagoa (quatro no Rosário e uma em Água de Pau). 

São agora 13 os doentes internados no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, dois dos quais estão em Unidade de Cuidados Intensivos. O número de vigilâncias ativas é de 863. 

Regista-se um óbito de um indivíduo do sexo masculino, com 55 anos de idade, que ontem deu entrada no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, com diversas comorbidades, tendo obtido resultado positivo à covid-19 e vindo a falecer horas depois, ainda no dia de ontem.

A Região regista hoje 125 casos positivos ativos, sendo 124 em São Miguel (oito no concelho da Lagoa, um no Nordeste, 99 em Ponta Delgada, dois na Povoação, três em Vila Franca do Campo e 11 na Ribeira Grande) e um caso na Terceira, em Angra do Heroísmo, na freguesia da Feteira. 

Na ilha de São Miguel estão em nível de Muito Baixo Risco os concelhos da Lagoa, Nordeste e Povoação; em Baixo Risco estão os concelhos de Ribeira Grande e Vila Franca do Campo, e em Médio Alto Risco encontra-se concelho de Ponta Delgada. Às zero horas de hoje entraram em vigor novas medidas de contenção e combate à pandemia por Covid-19, nesta ilha.

Todos os concelhos das restantes ilhas do arquipélago apresentam níveis de Muito Baixo Risco, mantendo-se as medidas previstas para este nível de risco. Mais informações sobre as medidas anunciadas podem ser obtidas online, através do Portal do Governo dos Açores e na página de Facebook da Direção Regional da Saúde. 

Desde o início da pandemia foram diagnosticados 4.142 casos positivos de covid-19 nos Açores, tendo recuperado da doença 3.879 pessoas. Faleceram 30, saíram do arquipélago 67 e 41 apresentaram prova de cura anterior. Foram extintas 199 cadeias de transmissão local.  

Até à data de hoje, realizaram-se nos Açores 385.666 análises para despiste da covid-19. Desde 31 de dezembro passado e até 25 de março, 42.533 pessoas com 15 ou mais anos foram vacinadas no arquipélago (27.463 com a primeira dose - 13,56% da população, e 15.070 com a segunda dose - 7,44% da população), no âmbito da primeira fase do Plano Regional de Vacinação.   

Pin It

SOTERMAQUINAS