O Subsecretário Regional da Presidência destacou, esta quarta-feira, em Ponta Delgada, que é compromisso do Governo Regional dos Açores estabelecer parcerias com o Atlantic Centre que promovam a “centralidade Atlântica dos Açores, tão cara à dimensão geopolítica, que afirma a Região no país, na Europa e no Mundo”. 

 

Pedro Faria e Castro falava após uma reunião com o Coordenador Nacional do Atlantic Centre e Subdiretor-Geral de Política de Defesa Nacional, Brigadeiro-General Nuno Lemos Pires, onde foi coordenada a abertura para uma futura colaboração entre ambas as partes.

 

“Os Açores são um ponto estratégico no Atlântico que dotam Portugal de uma capacidade negocial internacional aos mais variados níveis, seja na segurança e defesa, seja ao nível da colaboração com instituições e organizações internacionais, sendo, por isso, fundamental uma articulação institucional com os intervenientes que defendem e projetam os Açores na sua dimensão atlântica”, afirmou.

 

O Subsecretário Regional da Presidência, que se fez acompanhar pelo Diretor Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa, Carlos Amaral, sublinhou ainda que “estas são matérias centrais para o Governo Regional dos Açores”.

 

No âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia em coordenação com o Governo dos Açores será formalizado em maio, nos Açores, o lançamento do Atlantic Centre, reforçando assim a política europeia de segurança e defesa, e a cooperação entre os Estados-Membros da União Europeia.

 

O Atlantic Centre promove a capacitação de defesa do Atlântico como Centro Multilateral de excelência, e será sedeado na ilha Terceira.

 

 

 

 

 

 
Pin It

SOTERMAQUINAS