O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que, segundo o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), foi registado às 11H47 um evento com magnitude 5,4 na escala de Richter e epicentro a cerca de 67 quilómetros a oeste-noroeste do Capelo, na ilha do Faial.


De acordo com a informação disponível até ao momento, o sismo foi sentido com intensidade máxima IV/V na escala de Mercalli Modificada nas freguesias do Capelo, Castelo Branco, Praia do Norte e Feteira e com intensidade IV nas freguesias dos Cedros, Salão, Ribeirinha, Praia do Almoxarife, Flamengos, Angústias, Matriz e Conceição, na ilha do Faial.


O evento foi ainda sentido na ilha do Pico, com intensidade III/IV nas freguesias de Madalena, São Mateus, São Caetano, Criação Velha, Candelária, concelho da Madalena, nas freguesias de São Roque do Pico, Santo António, Santa Luzia, concelho de São Roque do Pico, e nas freguesias de São João, Lajes do Pico e Ribeiras, concelho das Lajes do Pico.


O sismo foi sentido com intensidade máxima III/IV na escala de Mercalli Modificada na freguesia das Velas, na ilha de São Jorge.


O evento foi também sentido com intensidade III nas freguesias de São Mateus, Sé e São Bento, concelho de Angra do Heroísmo, e nas freguesias de Vila Nova e Santa Cruz, concelho da Praia da Vitória, na ilha Terceira.


O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação, emitindo novos comunicados caso necessário.

Pin It

Angra do Heroísmo