Nas últimas 24 horas foram diagnosticados nos Açores 21 novos casos positivos de Covid-19, sendo 12 em São Miguel, sete na Terceira e dois no Faial, resultantes de 1.775 análises realizadas nos dois laboratórios de referência da Região e outras em laboratórios privados.

 

SÃO MIGUEL – 12 NOVOS CASOS POSITIVOS

- 3 relacionados com cadeias de transmissão anteriormente identificadas;

- 4 por aferir;

- 5 residentes com histórico de viagem ao exterior da Região e análises positivas ao 6º dia.

 

TERCEIRA – 7 NOVOS CASOS POSITIVOS

- 1 relacionado com cadeias de transmissão anteriormente identificadas;

- 3 resultantes de duas novas cadeias em Angra do Heroísmo (uma com um elemento e outra com dois elementos);

- 2 residentes com histórico de viagem ao exterior da Região e análises positivas ao 6º dia;

- 1 por aferir.

 

FAIAL – 2 NOVOS CASOS POSITIVOS

- 1 residente com histórico de viagem ao exterior da Região e análise positiva ao 6º dia;

- 1 por aferir.

 

RECUPERAÇÕES – 41

- 8 na Terceira (três em Angra do Heroísmo e cinco na Praia da Vitória);

- 33 em São Miguel (três na Lagoa, uma em Ponta Delgada, 27 na Ribeira Grande e duas em Vila Franca do Campo);

- Um caso reportado ontem, de um viajante, cujo teste do 6ª dia produziu resultado negativo, apresentou documentação comprovativa de uma anterior infeção e respetiva recuperação, não sendo já considerado caso ativo na Região.

 

SITUAÇÃO ATUAL NA REGIÃO:

 

INTERNAMENTOS – 17

- 11 no Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada (um dos quais em UCI);

- 6 no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira (dois dos quais em UCI);

 

CADEIAS DE TRANSMISSÃO ATIVAS – 62

- 44 em São Miguel;

- 18 na Ilha Terceira (duas novas cadeias de transmissão em Angra do Heroísmo nas últimas 24 horas);

- Foram já extintas 58 cadeias até à data de hoje, duas das quais em São Miguel, na Ribeira Grande e uma na Terceira, na Praia da Vitória, nas últimas 24 horas.

 

- Existem atualmente 288 casos positivos ativos na Região, sendo 220 em S. Miguel, 60 na Ilha Terceira, um no Pico e sete no Faial.

 

- Foram detetados até hoje 1.747 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença COVID-19, verificando-se 21 óbitos e 1.350 recuperações.

 

As medidas de prevenção e contenção da pandemia devem ser mantidas e reforçadas, sempre que possível, por cidadãos e organizações públicas, privadas e do setor social.

 

É reiterada a necessidade de serem cumpridas todas as recomendações já tornadas públicas a este propósito, em especial a de, em caso de sintomas, não procurar um Hospital ou Unidade de Saúde, mas ligar para a Linha de Saúde Açores – 808 24 60 24.

 

Para mais informação deve ser consultado o site criado pelo Governo dos Açores sobre o controlo da pandemia na Região, em https://destinoseguro.azores.gov.pt/; ou a página de Facebook da Direção Regional da Saúde, em https://www.facebook.com/DirecaoSaudeAcores/.

 

O Governo dos Açores disponibiliza ainda a Linha Açores de Esclarecimento Não Médico COVID-19, com o número 800 29 29 29, que pode ser utilizada entre as 08h30 e as 18h30, nos dias úteis, e a Linha RIAC 800 500 501, que funciona de segunda-feira a sábado, das 09h00 às 22h30, e aos domingos, das 10h00 às 22h30.

 

Está disponível também o endereço de correio eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. para esclarecimentos sobre as medidas adotadas na Região para fazer face à pandemia do novo coronavírus.

Pin It

Angra do Heroísmo