Os viajantes que pretendam desembarcar nos Açores dispõem, a partir de agora, da ferramenta web 'My Safe Azores', que torna o processo de controlo sanitário à entrada no arquipélago mais fácil e rápido e contribui decisivamente para a sua desmaterialização.

Esta solução, disponível em https://mysafeazores.com/, permite concretizar, numa só interação e antecipadamente, todos os passos que o viajante deve seguir à sua chegada à Região.

Através desta ferramenta, os passageiros podem agendar o seu teste SARS-CoV-2 pelo método RT-PCR nas 72 horas antes da partida, nos laboratórios convencionados com a Região em território de Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira, preencher e enviar previamente o Questionário de Avaliação do Risco e Deteção Precoce e, ainda, anexar o resultado negativo ao seu processo individual.

Quando os passageiros completam o Questionário de Avaliação do Risco e Deteção Precoce recebem um código gerado pela aplicação, que pode ser apresentado no aeroporto, tornando o processo de circulação mais fácil e rápido.

Assim, os passageiros que chegam à Região com teste de despiste feito e resultado negativo anexado na plataforma, previamente validado pela Delegação de Saúde, podem apresentar o código e sair do aeroporto.

Para os passageiros que fazem o teste de despiste à chegada, o processo também é mais rápido, uma vez que os seus dados são integrados automaticamente.

A Secretária Regional da Saúde, Teresa Machado Luciano, salientou que é uma “evolução natural num procedimento que tem vindo a ser melhorado de forma contínua”, permitindo que os passageiros “antecipem os passos essenciais antes do embarque e que entrem na Região de forma mais rápida, simples e cómoda”.

A nova ferramenta é igualmente disponibilizada para viajantes com partida de outros pontos geográficos que não o território português, em versão adaptada à situação epidemiológica de cada país de origem.

O desenvolvimento da nova ferramenta tecnológica decorre de uma parceria estabelecida entre a Secretaria Regional da Saúde e a Direção de Sistemas de Informação do Grupo SATA.

Pin It

Angra do Heroísmo