O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia (FRCT), participa quarta e quinta-feira, em França, na segunda reunião do projeto europeu AQUA-LIT, que vai decorrer na cidade de Boulogne-sur-Mer.

Este projeto, financiado pelo Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP), no âmbito da S2 MARINE LITTERO, tem como objetivo desenhar medidas preventivas para evitar o descarte de lixo proveniente da indústria da aquacultura no mar.

O AQUA-LIT visa fornecer um conjunto de ferramentas - existentes, em construção ou já implementadas - ao setor da aquacultura e ainda uma base de dados e ligações entre as partes interessadas de forma a abordar a prevenção e redução de lixo, a monitorização e quantificação do lixo e ainda a sua remoção e reciclagem.

O projeto pretende também avaliar as políticas atuais e efetuar recomendações políticas no sentido de uma melhor tomada de decisões, contemplando ainda um plano de transferência de resultados e conhecimentos obtidos.

A integração do Governo dos Açores neste projeto, através do FRCT, permitirá acompanhar os desenvolvimentos europeus em matéria de investigação, desenvolvimento e inovação na área da aquacultura e o seu impacto no meio marinho, sendo expectável que contribua para o desenho de ferramentas e para a identificação de boas práticas de implementação desta atividade económica, contribuindo, assim, para que os Açores se posicionem na vanguarda da ação contra o lixo marinho proveniente desta fileira.

Como parceiro deste projeto, o Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia contribuirá para a identificação das lacunas de políticas e o envolvimento com as autoridades relevantes, fornecendo também diretrizes políticas para uma melhor tomada de decisões.

Com a duração de dois anos e um orçamento de 587 mil euros, este projeto é coordenado pelo GEO - Geonardo Environmental Technologies Ltd., da Hungria, e conta, para além do FRCT, com a participação de mais cinco parceiros de vários países europeus.

Pin It