A Vice-Presidência do Governo, através do Centro Regional de Apoio ao Artesanato (CRAA) promove, de 3 a 5 de maio, em Ponta Delgada, a realização do 1.º Festival infantojuvenil de Artesanato dos Açores - Raízes.

Esta iniciativa pioneira, que nasceu do Raízes - Projeto Pedagógico do Artesanato dos Açores, visa sensibilizar o público mais jovem para a importância do saber fazer, pretendendo o CRAA dar a conhecer tanto as técnicas e as matérias primas tradicionais como a experimentação criativa e inovadora de novas formas de fazer, para que também os jovens divulguem as tradições e a herança cultural da sua comunidade.

Nesta primeira edição, o programa do festival, para além da parte comercial, inclui workshops, espetáculos de música comentados e de teatro de marionetas, estando previstas atuações de Rafael Carvalho e dos grupos Teatro Historioscopio, Teatro Marionetas e Associação Alma d'Arame.

O festival terá também uma zona exterior de convívio, onde os mais novos terão à sua disposição brinquedos, jogos tradicionais e lanches saudáveis.

No primeiro dia do evento, 3 de maio, estão previstas iniciativas destinadas ao público escolar, incluindo demonstrações de artesanato, um espetáculo musical comentado de viola da terra e teatro de marionetas.

Integrada neste festival, vai estar em destaque no ‘Especial Azores in a Box’ uma mostra e venda de brinquedos tradicionais e contemporâneos de várias ilhas do arquipélago, que pode ser visitada das 10h00 às 18h00, no dia 3 de maio, das 09h30 às 20h00, no dia seguinte, e das 14h00 às 20h00, a 5 de maio.

No contexto do Raízes - Projeto Pedagógico para o Artesanato dos Açores serão realizados workshops de pão, de modelação de cerâmica, de brinquedos de madeira, de cestaria, de bonecas de folha de milho e de bonecas de pano, devendo os interessados inscrever-se através do telefone 296 309 100 ou do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

O 1.º Festival Infantojuvenil de Artesanato dos Açores – Raízes tem entrada livre e estará aberto ao público no dia 3 de maio, das 10h00 às 15h00, e, nos dias 4 e 5 de maio, das 14h00 às 20h00.

Pin It