O Governo Regional dos Açores publicou em Jornal Oficial a portaria que regulamenta a concessão de apoios aos clubes desportivos para a contratação de treinadores qualificados.

A contratação destes técnicos visa garantir o treino e a competição dos atletas inseridos no estatuto nacional de alto rendimento e das equipas dos clubes participantes em competições nacionais de nível superior ou em competições internacionais.

“A obtenção de classificações relevantes por parte de atletas e clubes integrados no projeto de alto rendimento e de equipas participantes em competições de nível nacional e internacional requer um investimento continuado nos recursos humanos, nomeadamente na contratação de treinadores qualificados por parte dos clubes para apoio à organização e treino das equipas e atletas”, refere a portaria.

“A dedicação ao treino e os resultados obtidos em competições nacionais e internacionais são um referencial para a Região Autónoma e para os jovens, em particular, contribuindo para que o desporto seja entendido como um elemento de formação integral dos cidadãos, mas também como elemento de reforço da identidade regional”, acrescenta o documento.

Nesta portaria da Secretaria Regional da Educação e Cultura evocam-se ainda os objetivos estratégicos do Programa do Governo dos Açores em matéria de desporto, que passam pelo “reforço da excelência do movimento associativo desportivo não só na sua organização e funcionamento, mas também ao nível da sua expressão competitiva”, bem como pela contínua valorização dos “projetos de apoio ao alto rendimento, que viabilizem a existência de técnicos especialmente habilitados e integralmente dedicados à preparação dos atleta com condições de disputarem o acesso aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos”.

A portaria, que já se encontra em vigor, define que o apoio previsto, com a duração de um ano, abrange um treinador por modalidade/género por clube.

Pin It

Desporto

SOTERMAQUINAS