No âmbito do programa de atividades preparado para a celebração do Dia Mundial do Turismo decorre, entre hoje e amanhã, a realização de itinerários das “Rotas Açores: Itinerários Culturais e Paisagísticos”, com cerca de 100 alunos que frequentam os segundo e terceiro anos dos cursos profissionais nas áreas de Receção e Animação Turística nos Açores.

O projeto “Rotas Açores” é uma iniciativa da Secretaria Regional dos Transportes, Turismo e Energia para a estruturação temática da oferta do turismo cultural nos Açores, num formato de redes colaborativas, que pretende coordenar a oferta cultural pública e privada disponível.

É uma medida que se insere na estratégia do Governo Regional dos Açores para a valorização da Cultura enquanto recurso turístico, favorecendo a diversificação do produto e a qualificação da experiência na Região.

Com um papel duplamente importante para a oferta privada, as “Rotas Açores” contribuem particularmente para a valorização de pessoas individuais que contribuem através das suas artes e ofícios para a riqueza e diferenciação da oferta cultural existente por todas as nove ilhas.

PUB

CONTINUAR A LER

O projeto, que vem sendo preparado há algum tempo e que já contou com formação específica para os agentes do mercado, apresenta cerca de 52 itinerários nas temáticas da Baleação, das Vinhas e dos Vulcões, abrangendo todo o território dos Açores.

A ação programada para estes dias, junto do público escolar, pretende dar a conhecer e despertar o interesse para uma oferta cultural única, apresentando-a aos futuros profissionais do setor, bem como transmitir a importância de envolver os mais diversos parceiros das diferentes áreas num trabalho colaborativo de valorização do turismo nos Açores.

A Secretaria Regional dos Transportes, Turismo e Energia irá, ainda este ano, desenvolver outras ações de divulgação das “Rotas Açores”, incluindo a realização de novas reuniões com os parceiros envolvidos, para além da publicação do site oficial desta iniciativa, no qual irão constar os itinerários culturais e paisagísticos, as empresas aderentes, e todos os parceiros, que terão, assim, os seus recursos culturais integrados numa oferta cultural de maior dimensão e devidamente estruturada.

Pin It