Nas últimas 24 horas foram diagnosticados nos Açores 67 novos casos positivos de covid-19, sendo 56 em São Miguel, sete na Terceira e quatro no Faial, decorrentes de 1.291 análises realizadas nos laboratórios de referência da Região e quatro em laboratório privado não convencionado.

Em São Miguel, dois dos novos casos correspondem a teste positivo à chegada de um passageiro não residente e um teste realizado a viajante residente, por sintomatologia. Os casos restantes correspondem a transmissão comunitária. Por concelhos, a Lagoa regista quatro novos casos, o concelho de Ponta Delgada regista 37 novos casos, o concelho da Povoação regista um novo caso, no concelho do Nordeste há também um caso novo e no concelho da Ribeira Grande foram registados 13 novos casos.

Na Terceira, um passageiro residente, testou positivo por sintomatologia e todos os casos restantes correspondem a transmissão comunitária. Por concelhos, a Praia da Vitória regista um novo caso e o concelho de Angra do Heroísmo regista seis novos casos.

No Faial os quatro novos casos ligam-se à cadeia pré-existente na Horta (conferir Anexo 1 – quadro de positivos para todo o arquipélago).

Também nas últimas 24 horas foram registadas 77 recuperações, sendo 66 em São Miguel, sete em Santa Maria e quatro na Terceira (conferir Anexo 2 – quadro de recuperações para todo o arquipélago).

À data de hoje estão internados 10 doentes, sendo seis no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada e quatro no Hospital de Santo Espírito, em Angra do Heroísmo (com um em UCI). 

PUB

CONTINUAR A LER

O arquipélago regista presentemente 544 casos positivos ativos, sendo 428 em São Miguel, 73 na Terceira, 24 no Faial, oito em Santa Maria, seis no Pico e cinco em São Jorge. 

Estão ativas sete cadeias de transmissão local primária, sendo duas no Pico, duas em São Jorge, duas em Santa Maria e uma no Faial. Até ao presente foram extintas 223 em todas as ilhas. Em vigilância ativa estão hoje 1.552 pessoas.    

Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 8.122 casos positivos de covid-19, tendo recuperado da doença 7.383 pessoas, faleceram 38, saíram do arquipélago 89 e 68 apresentaram prova de cura anterior. 

Até ao presente realizaram-se 659.069 análises para despiste do vírus SARS-CoV-2 que causa doença covid-19. 

Desde 31 de dezembro de 2020 e até 9 de agosto, foram vacinadas nos Açores 155.446 pessoas com a primeira dose (65,7 por cento) e 145.691 com vacinação completa (61,6 por cento), no âmbito do Plano Regional de Vacinação. 

Pin It

SOTERMAQUINAS