Nas últimas 24 horas foram diagnosticados nos Açores 36 novos casos positivos de covid-19, sendo um no Pico, três na Terceira e 32 em São Miguel, decorrentes de 2.953 análises realizadas nos laboratórios de referência da Região e três em laboratório não convencionado.

No Pico, foi diagnosticado um novo caso, nas Bandeiras, concelho da Madalena, originando uma nova cadeia de transmissão local primária.

Na Terceira foram registados três casos, sendo um no concelho da Praia da Vitória, freguesia de Santa Cruz, e dois no concelho de Angra do Heroísmo (um na Sé e outro na Conceição). Do total, um caso está por aferir e outros dois decorrem de análises de rastreio a viajantes, não residentes, uma de 6.º dia e a outra pelo surgimento de sintomas. Considerando a confirmação de que um dos novos casos positivos na Praia da Vitória é contacto próximo de outro caso positivo, reportado em comunicado anterior, foi estabelecida uma cadeia de transmissão local primária na Ilha Terceira. 

Em São Miguel, dois casos referem-se a viajantes, residentes, um com análise positiva à chegada e outra de 6.º dia. Todos os restantes casos registados decorrem de transmissão comunitária. Assim, no concelho da Ribeira Grande há seis novos casos (três na Ribeirinha, um em São Brás, um na Matriz e um na Conceição). No concelho de Ponta Delgada há 15 novos casos (três na Fajã de Baixo, três em São José, dois nos Arrifes, e um em cada uma das freguesias de São Pedro, Santa Clara, Relva, Livramento, Fajã de Cima, São Sebastião e Remédios). No concelho da Lagoa há 19 novos casos (11 em Água de Pau, quatro em Santa Cruz, três no Rosário e um no Cabouco). No concelho do Nordeste há um novo caso na Vila de Nordeste.

Também nas últimas 24 horas foram registadas 42 recuperações (ver quadro em anexo) e à data de hoje estão internados cinco doentes, quatro no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, e um no Hospital de Santo Espírito de Angra do Heroísmo, nenhum em UCI.

De salientar que um dos casos reportados, no dia de ontem, com história de ligação aérea com o exterior da Região, cujo teste de despiste ao SARS-CoV-2 produziu resultado positivo, apresentou documentação comprovativa de uma anterior infeção e respetiva recuperação, não sendo considerado caso ativo.         

No decurso da investigação epidemiológica, foi verificado que um caso positivo, inicialmente alocado ao concelho de Angra do Heroísmo, freguesia de Santa Luzia, se encontra a residir no concelho da Praia da Vitória, na freguesia da Agualva, pelo que se procedeu à respetiva alteração. 

PUB

CONTINUAR A LER

O arquipélago conta presentemente com 306 casos positivos ativos, sendo 286 em São Miguel, nove na Terceira, seis no Pico, dois no Faial, dois em São Jorge e um nas Flores. Estão ativas no arquipélago quatro cadeias de transmissão local primária, uma no Faial, uma na Terceira e duas no Pico. Até ao presente foram extintas 204 em todas as ilhas. Em vigilância ativa estão hoje 2.033 pessoas. 

Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 6.580 casos positivos de covid-19, tendo recuperado da doença 6.099 pessoas. Faleceram 34, saíram do arquipélago 83 e 58 apresentaram prova de cura anterior. Até ao presente realizaram-se 589.772 análises para despiste do vírus SARS-CoV-2, que causa doença covid-19.

Desde 31 de dezembro de 2020 e até 30 de junho passado, foram administradas nos Açores 224.012 doses de vacinas contra a covid-19, havendo 124.738 pessoas com, pelo menos, uma dose (51,4% da população) e 99.274 pessoas com vacinação completa (40,9%), no âmbito do Plano Regional de Vacinação. 

  

Pin It

SOTERMAQUINAS