O presidente do Governo dos Açores considerou hoje que Portugal assegurou uma “superioridade moral e política” ao dar um “sinal” à União Europeia com a promoção de uma discriminação positiva da vacinação naquela região ultraperiférica.

“Fica aqui a lição de que é preciso densificar o entendimento das ultraperiferias dos Estados-membros que têm regiões ultraperiféricas (RUP) e, Portugal, na minha humilde opinião, assegurou uma superioridade moral e política quando, na presidência da União Europeia (UE), deu este sinal", defendeu José Manuel Bolieiro.

O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, acompanhado pelo ministro da Defesa e pelos coordenadores nacional e regional das “Task Force”, visitaram hoje, na ilha de Santa Maria, o centro de vacinação instalado no quartel dos bombeiros voluntários de Vila do Porto.

A deslocação a Santa Maria integra-se no âmbito da Operação “Periferia”, que prevê a vacinação de todas as ilhas dos Açores sem hospital, à exceção da ilha do Corvo, cuja população já foi vacinada em massa.

De acordo com o governante, "será pedagógico para os órgãos da governação da União [Europeia] poderem adotar para o futuro soluções com estas características”.

O líder do executivo açoriano frisou que não se está a “criar um privilégio, mas a aproveitar, desde logo, um verdadeiro laboratório de ensaio em termos epidemiológicos”, respeitando-se assim “aquela que é a fundamentação jurídica e política que o Tratado da UE assegura quanto ao tratamento diferenciado das RUP face aos seus constrangimentos inultrapassáveis”.

PUB

CONTINUAR A LER

José Manuel Bolieiro referiu que, com o “alcance mais rápido das ilhas sem hospital com imunidade de grupo adquirida, o reforço do contingente normal, no caso da equidade para as restantes ilhas, Faial, Terceira e São Miguel, haverá a oportunidade de, pelos meios próprios da capacidade instalada do Serviço Regional de Saúde, ter-se aqui uma boa aportação em número de vacinas e operações para a vacinação”.

O arquipélago dos Açores conta presentemente com 294 casos positivos ativos, todos em São Miguel.

Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 5.723 casos positivos de covid-19, tendo recuperado da doença 5.266 pessoas e morrido 33.

"Desde 31 de dezembro de 2020 e até 04 de junho corrente, foram administradas nos Açores 146.999 doses de vacina contra a covid-19, correspondentes a 92.036 pessoas com 16 ou mais anos com a primeira dose e 54.963 pessoas com ambas as doses", no âmbito do Plano Regional de Vacinação, refere também o comunicado.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 3.731.297 mortos no mundo, resultantes de mais de 173,2 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 17.034 pessoas dos 852.646 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Pin It

SOTERMAQUINAS