Até 2015, o Município de Angra do Heroísmo dependia de um serviço efetuado por empresas externas aos Açores para a manutenção especializada de cada um dos relvados sintéticos do concelho.

Com a criação do Parque Desportivo Municipal em 2016, a autarquia investiu na aquisição de uma máquina de manutenção de relvados e na formação dos colaboradores municipais, com vista a garantir a manutenção dos atuais relvados sintéticos com a correta e aconselhada regularidade e qualidade.

A máquina Sportchamp SC3D, com um custo de 40.200,00€, está equipada com uma escova descompactadora de picos flexíveis, escova traseira, dispositivo espalhador frontal de 140 cm e um aspirador superficial de folhas. O equipamento está alocado aos procedimentos de descompactação, redistribuição de cargas e escovagem dos diversos tapetes de relvado sintético, que decorrem de forma trimestral e semestral. Esta valência do Município de Angra do Heroísmo tem contribuído para a longevidade dos diversos recintos desportivos e para a melhoria da qualidade da prática e segurança dos utilizadores.

Os procedimentos realizados pela máquina decorrem de forma regular nas infraestruturas do Parque Desportivo Municipal, ou seja, no Campo Municipal de Futebol de Angra do Heroísmo, Campo de Futebol do S.C. “Os Leões”, Campo de Futebol do Sport Clube Barreiro, Campo de Futebol da Ribeirinha, Campo de Futebol de São Mateus da Calheta e Campo de Futebol dos Altares. Integram também o Parque Desportivo Municipal os campos de menor dimensão e reabilitados com a relva sintética removida dos respetivos recintos alvo de anteriores empreitadas, como sejam, o Campo Polidesportivo do ISSA, IPRA, o Campo Polidesportivo de Santa Luzia, o Campo Polidesportivo de São Bartolomeu de Regatos, o Campo Polidesportivo da EB1/JI da Ribeirinha e o Campo Polidesportivo da Casa do Povo de Santa Bárbara. Em instalação, encontram-se os Campos Polidesportivos da Casa do Povo da Feteira e Campo Polidesportivo da EB1/ JI da Vila de Porto Judeu.

Em 2017, 2019 e 2022, a pedido do Governo dos Açores, através do Serviço de Desporto da Terceira, o Município de Angra do Heroísmo tem colaborado com a manutenção dos relvados sintéticos do Complexo Desportivo João Paulo II e da Escola Básica e Secundária Tomás Borba. Esta colaboração estende-se ao Campo de Futebol da Terra Chã (sob a tutela da Casa do Povo da Terra Chã), aos Campos de Futebol do Concelho da Praia da Vitória (Município da Praia da Vitória) e ao Campo de Futebol de Santa Cruz da Graciosa (Município de Santa Cruz da Graciosa).

Até ao momento a máquina já operou mais de 1.600 horas e o Município de Angra do Heroísmo investiu na aquisição de 57 toneladas de granulado de borracha reciclado, 600 quilogramas de cola e 1.800 metros de tela geotêxtil para relvado sintético, totalizando aproximadamente um investimento de mais de 29 mil euros em consumíveis e manutenções de equipamentos.

O Município de Angra do Heroísmo continua a investir na manutenção das infraestruturas desportivas com vista à promoção da saúde e bem-estar de quem habita ou visita o concelho, contribuindo para uma melhor qualidade de vida.

PUB

Pin It

SOTERMAQUINAS