Encarnados estão muito perto de assegurar a contratação do médio francês do Torino. Um jogador com currículo nas seleções jovens francesas, e que já conta com passagens por três campeonatos na Europa.

A imprensa portuguesa dá conta, por estes dias, do interesse do Benfica em Soualiho Meïté, médio francês, também com nacionalidade costa-marfinense, que é jogador dos quadros do Torino, e que está, ao que tudo indica, a um passo de ser reforço do clube da Luz.

Aos 27 anos, o gaulês entra na sua quarta temporada no futebol italiano, mas já conta com passagens por outros dois campeonatos europeus. Na temporada que agora chegou ao fim, começou a época ao serviço do Torino, emblema pelo qual somou 16 partidas oficiais e um golo, antes de cumprir a segunda metade da época com a camisola do AC Milan, realizando 21 jogos pelo emblema rossonero. Mas, afinal, quem é Meïté, o possível novo reforço para o meio-campo do Benfica?

'Velho conhecido' de Rony Lopes, com passagens pelos escalões jovens de França

Formado no Auxerre, grande escola de formação do futebol francês, Meïté nasceu na capital Paris, a sua cidade de eleição, e desde novo começou a mostrar o que valeu no clube da região da Borgonha, onde se estreou como jogador sénior.

As boas exibições ao serviço do Auxerre valeram-lhe uma mudança para o Lille, onde chegou a ser companheiro de equipa de Rony Lopes, que, neste mercado de transferências, chegou também a ser apontado ao Benfica. Mas a experiência no vigente campeão francês não correu da melhor maneira a Meïté. O médio teve dificuldades em impor-se e foi emprestado ao modesto Zulte Waregem, onde esteve duas temporadas.

PUB

CONTINUAR A LER


Passagem discreta pelo AS Monaco, onde conheceu Gil Dias e João Moutinho

A experiência na Bélgica correu da melhor maneira ao internacional pelas camadas jovens de França, e o clube belga não hesitou em pagar cinco milhões de euros ao Lille para o contratar a título definitivo. Seguia-se um regresso a França nem um mês depois para assinar pelo AS Monaco que, em 2017, pagou oito milhões de euros para garantir o seu passe.

Na primeira metade da época, Meïté não se afirmou e realizou apenas três jogos pela formação do principado, o suficiente para partilhar balneário com Gil Dias, atual jogador do Benfica, e João Moutinho, do Wolverhampton. A segunda parte da temporada foi realizada ao serviço do Bordeux, com o jogador a revalorizar-se a ser vendido ao Torino por 11,5 milhões, em 2018.

Ao serviço do Il Toro, Soualiho Meïté, internacional desde os sub-16 franceses, foi um jogador muito importante nas duas primeiras temporadas, somando quase 80 jogos em dois anos. Mas a época anterior foi de poucos jogos em Turim. Depois de apenas 16 encontros oficiais na primeira parte da época, o médio, de 27 anos, seguiu para o AC Milan, onde realizou 21 partidas.

Com 1,87 metros, o médio de 27 anos, que tem preferência pelo pé direito, tem contrato com o Torino até junho de 2023, e tem um valor de mercado a rondar os 5 milhões de euros. Na última temporada, em 37 jogos, viu 2 cartões amarelos.

Pin It

Angra - 40 anos de cidade Património da Unesco

Diário

Angra do Heroísmo

Notícias Regionais

Outras Notícias

Saúde

Tecnologia

Desporto

SOTERMAQUINAS