No âmbito das comemorações dos 880 anos da Matriz Portuguesa, o Município de Angra do Heroísmo, organizou uma exposição nos Paços do Concelho intitulada «Angra, duas vezes capital de Portugal».
A mostra debruça-se sobre os dois momentos da História do país em que a cidade desempenhou o papel de capital, respetivamente, no governo de D. António, Prior do Crato (5 de agosto de 1580 a 6 de agosto de 1582), e aquando da instalação da Junta Provisória, em nome de D. Maria II (15 de março de 1830 a 3 de março de 1832).
Além de textos ilustrados que ajudam a enquadrar estes dois episódios, a exposição conta com peças inéditas do espólio do Museu de Angra do Heroísmo.
Com entrada gratuita, a mostra está disponível para visitação de segunda a sexta, entre as 8:30 horas e as 16:00 horas.
As comemorações dos 880 anos da Matriz Portuguesa, organizadas pelo Ministério da Cultura, conta com a presença de várias instituições do país e do Brasil.
De acordo com Guido Teles, vereador da Cultura, «além de ser uma oportunidade para saber mais sobre a nossa cidade, esta exposição prova como Angra foi determinante no curso da História do país, estando sempre presente nos grandes momentos de viragem».