Gordini é um nome que significa muito na história do automobilismo da Renault. Amédée Gordini começou por conta própria e até teve uma equipe de Fórmula 1 de 1950 a 1956, mas depois trabalhou com a Renault como afinador de motor.

Com Gordini a bordo, a Renault obteve vários sucessos nos ralis e, com o mesmo nome, lançou variantes esportivas de carros de passeio. Tudo começou com o Dauphine Gordini e depois continuou com o Renault 8 e 12 Gordini. Com o fim da produção do 12 em 1974, a Renault decidiu deixar o famoso nome viver no Renault 17.

Renault 17 Gordini em estado selvagem

No mesmo ano, os franceses pegaram a versão top 17 TS de 107 cv e rebatizaram-na de 17 Gordini.

Além do outro nome, nada mudou, por exemplo, o 17 não recebeu um chassi mais esportivo.

O Renault 17 apresentado neste artigo é um tal Gordini. No registo de veículos holandês está registado como 17 TS, mas porque foi construído em 1978 é realmente um Gordini.

Os decalques de Gordini, portanto, não estão fora do lugar.

Você não precisa ter vergonha de iluminar no escuro com as quatro grandes lâmpadas de rally no para-choque dianteiro.

O Renault 17 Gordini também tem um passado rally: em 1974, Jean-Luc Thérier venceu o rally ‘Press-on-Independent’ nos Estados Unidos com ele. No entanto, aquele 17 foi construído na fábrica da Alpine e, além de um motor mais potente, tinha várias peças do Alpine A110 a bordo.

De qualquer forma, os adesivos e as luzes dão ao azul 17 um visual único.

O caráter desportivo é ainda mais realçado pelas persianas de plástico no vidro traseiro.

Esta cópia é uma após o facelift em 1976, reconhecível pela falta da moldura cromada ao redor da grade e do pára-choque dianteiro que continua em ambos os lados próximo aos faróis.

Além disso, este 17 também tem um teto dobrável.

Este exemplo permaneceu no exterior de 1978 a 1988, após o qual foi levado para a Holanda. Desde então, ele teve três proprietários aqui, o primeiro dos quais o foi de 1988 a 2012. Como restam muito poucos Renault 17, temos que agradecê-los por cuidarem bem desta versão top todos esses anos!

Pin It

Angra do Heroísmo

Ilha Terceira

Startups

Economia

Notícias Regionais

Outras Notícias

Saúde

Sociedade

Mundo

Tecnologia

Cultura

Desporto